postado em 17/04/2014 06:04
Estão confirmadas as matrículas dos estudantes que tiveram as notas da prova de redação trocadas no vestibular 2014 da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs). Na segunda-feira, a instituição divulgou novo edital de convocação dos aprovados ; o terceiro em dois meses ;, em que constam os nomes dos candidatos que recorreram da cassação das vagas nos cursos de medicina e enfermagem. Na próxima semana, o registro na faculdade será homologado, depois de muito desgaste e disputa judicial. Vinte e cinco alunos, de um total de 58, recorreram a liminares e asseguraram o direito de cursar a graduação.
Leia mais notícias de Cidades
Há 15 dias, todos os que tiveram deferimento favorável da Justiça pela manutenção da aprovação receberam um comunicado, via telegrama, da Escs. No documento, a faculdade afirmava o cumprimento da determinação judicial até que o processo seja julgado, o que pode demorar anos. Assim, foram concedidas apenas as liminares individuais. A ação coletiva aberta por 33 estudantes foi retirada pela Defensoria Pública, uma vez que a iniciativa descaracterizava a natureza do pedido. Durante o imbróglio, as aulas do primeiro semestre de ambos os cursos foram suspensas.
Ainda que tenha garantido o direito de estudar na Escs, Naiana Magalhães Coelho, 28 anos, considera que o desgaste fez com que o sonho de ingressar na faculdade perdesse um pouco do brilho. ;Estou esperando as aulas começarem para ver se o encanto volta;, lamenta, sem esconder o cansaço. Para ela, o esforço foi significativo. ;Queria que as coisas se resolvessem administrativamente, sem que tivéssemos que recorrer à Justiça. Agora, estou mais calma.;
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.