Jornal Correio Braziliense

Cidades

Homens comuns encaram na pele o sofrimento de Cristo na encenação

Eles transmitem para os fiéis uma emoção sem igual que sentem ao viver papel tão sagrado



Ao longo do dia, em paróquias espalhadas pelo DF, homens de várias idades e de condições sociais distintas vão deixar de lado as atividades do dia a dia e seguir as 14 estações do caminho que levou Jesus à cruz. Seja em um evento pequeno, seja na maior e mais tradicional Via-Sacra da capital, a fé e o desejo de cumprir essa missão são os mesmos. Estreantes e veteranos são unânimes ao classificarem a experiência como indescritível. O Correio conversou com alguns homens escalados para reviverem o sofrimento de Cristo e conta agora um pouco das expectativas e da história de cada um.

Estreante em grande espetáculo

Marcelo Augusto Ramos, 26 anos

[SAIBAMAIS]Nascido e criado em Planaltina, o homem que hoje vai subir o Morro da Capelinha e encenar, pela primeira vez, as últimas horas da vida de Jesus é pura ansiedade. Desde pequeno, Marcelo Augusto acostumou-se a ir a pé da casa onde a família vive até o local para acompanhar a Paixão de Cristo. ;Não consigo traduzir em palavras a emoção que eu sinto. A via sacra é o ícone da evangelização;, conta. arcelo participa do evento há sete anos. Começou na equipe de apoio e, até o ano passado, foi soldado romano. Desde outubro, porém, prepara-se para interpretar o papel mais importante da via crucis, que completa 41 anos em 2014. O primeiro contato com os fiéis ocorreu nesta semana, durante a celebração do Domingo de Ramos. ;Foi lindo ver a fé nos olhos das pessoas. Elas me cumprimentavam, algumas chegaram a pedir bênção;, lembra, emocionado.

Entre as muitas cenas repetidas à exaustão, uma será vivida hoje pela primeira vez. ;Para mim, o momento mais maravilhoso é a ressurreição, que mostra a verdade da nossa religião, o Deus vivo;, acredita. O advogado, que está de casamento marcado para julho, conta que não foi fácil conciliar os preparativos com o trabalho e os ensaios. ;Com muita oração, fé e a presença de Deus, sabia que tudo daria certo.;

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique