Jornal Correio Braziliense

Cidades

Por falta de médico, paciente volta para casa sem atendimento em UPA

"Eles disseram para eu voltar em outro horário, porque todos os hospitais de Brasília estavam lotados", reclama o leitor ao Correio

Quem precisou do atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante na manhã desta terça-feira (22/4) teve que esperar por horas. Muitos desistiram ao verem o tamanho da fila. Essa informação é de um leitor do Correio, que não quis ser identificado. Ele contou que chegou ao posto hoje e teve de esperar atendimento com outras 70 pessoas. Com uma inflamação no intestino e sentindo muita dor, ele não desistiu de esperar.

O leitor ainda disse que chegou a ir no posto de saúde do Núcleo Bandeirante, mas foi informado que não havia médico no local e que o melhor para ele era voltar para casa, tomar um remédio para dor e esperar. "Eles disseram para eu voltar em outro horário, porque todos os hospitais de Brasília estavam lotados".

Segundo o leitor, havia apenas dois médicos atendendo e não havia previsão de quando seria atendido. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros chegavam a todo momento trazendo pacientes em estado grave, o que teria feito os clínicos darem prioridade aos casos mais graves.



A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que a escala da UPA estava incompleta nesta manhã, "porque uma médica está doente e apresentou atestado" para poder faltar ao serviço.

Ainda segundo a secretaria, um dos dois médicos escalados teve que atender um paciente em estado grave, o que teria dificultado o atendimento do restante dos pacientes. Contudo, a SES-DF garantiu que até as 13h de hoje a escala médica da UPA estaria completa com três médicos.