Cidades

Por falta de médico, paciente volta para casa sem atendimento em UPA

"Eles disseram para eu voltar em outro horário, porque todos os hospitais de Brasília estavam lotados", reclama o leitor ao Correio

postado em 22/04/2014 13:52

Quem precisou do atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante na manhã desta terça-feira (22/4) teve que esperar por horas. Muitos desistiram ao verem o tamanho da fila. Essa informação é de um leitor do Correio, que não quis ser identificado. Ele contou que chegou ao posto hoje e teve de esperar atendimento com outras 70 pessoas. Com uma inflamação no intestino e sentindo muita dor, ele não desistiu de esperar.

O leitor ainda disse que chegou a ir no posto de saúde do Núcleo Bandeirante, mas foi informado que não havia médico no local e que o melhor para ele era voltar para casa, tomar um remédio para dor e esperar. "Eles disseram para eu voltar em outro horário, porque todos os hospitais de Brasília estavam lotados".

Segundo o leitor, havia apenas dois médicos atendendo e não havia previsão de quando seria atendido. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros chegavam a todo momento trazendo pacientes em estado grave, o que teria feito os clínicos darem prioridade aos casos mais graves.



A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que a escala da UPA estava incompleta nesta manhã, "porque uma médica está doente e apresentou atestado" para poder faltar ao serviço.

Ainda segundo a secretaria, um dos dois médicos escalados teve que atender um paciente em estado grave, o que teria dificultado o atendimento do restante dos pacientes. Contudo, a SES-DF garantiu que até as 13h de hoje a escala médica da UPA estaria completa com três médicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação