Jornal Correio Braziliense

Cidades

Superlotação fecha estação Praça do Relógio, em Taguatinga, por meia hora

Assessoria informa que metroviários em greve estão bloqueando a saída das composições; sindicato nega



Conforme a assessoria do Metrô-DF, após o registro da falha no trilho, os reparos foram iniciados, sem a necessidade de desativar o trecho. Os trens deveriam passar normalmente nos dois sentidos, sendo que no sentido Central usariam um desvio, por outro trilho, o que não causaria nenhum transtorno para os passageiros.

Sem negociação

As ações da Justiça para resolver a situação do Metrô-DF continuam em andamento e sem decisões. Na última quinta-feira (18/4), uma liminar do Tribunal Regional do Trabalho obrigou 50% do funcionamento do metrô, mas ainda assim os passageiros encontram dificuldades para embarcar. A greve já dura 19 dias. Segundo o Sindicato dos Metroviários, 30% dos funcionários continuam a trabalhar. O TRT reitera que quem descumprir a decisão pagará uma multa de R$ 50 mil por dia. Segundo o desembargador André Damasceno, novas decisões podem ser tomadas nos próximos dias.

Nessa terça-feira (22/4), o TRT advertiu o Metrô-DF sobre a necessidade de respeitar a jornada de trabalho de seis horas dos pilotos dos trens, durante o movimento grevista dos metroviários.

A categoria reivindica, principalmente, a correção das distorções salariais do plano de carreira, redução de jornada de oito para seis horas, reajuste salarial de 10% para todos os empregados, implantação do plano de previdência, além de mais segurança. Outra demanda dos trabalhadores é a implantação do plano de previdência.


Com informações de Mirelle Pinheiro.