postado em 27/04/2014 08:04
Nem só das curvas de Oscar Niemeyer vive a capital do país. O desenho no concreto tem reconhecido valor em todo o mundo e não passa despercebido em uma visita a Brasília. Mas a capital tem muito mais a oferecer. No entanto, esses outros pontos turísticos, não menos belos e originais, ficam à sombra das obras do arquiteto, por falta de informação ou de acesso fácil. Quem vier à cidade durante a Copa do Mundo pode aproveitar a oportunidade de conhecer outros lugares do Distrito Federal e ir além do tradicional passeio pelos monumentos da Esplanada dos Ministérios.
Opções não faltam para os mais diferentes gostos. A cidade oferece dezenas de atrações, seja para quem gosta de seguir um roteiro espiritual, seja para o turista que prefere o contato com a natureza. Pode-se explorar, também, a história da criação da cidade e da região. Para os religiosos, o Mosteiro de São Bento, o Santuário Dom Bosco e o Vale do Amanhecer tornaram-se lugares indispensáveis na lista de visitas. No mosteiro, os turistas podem assistir às missas e contam com uma bela vista do pôr do sol na Ermida Dom Bosco.
Quem for assistir aos jogos do Mundial pode aproveitar as atrações próximas ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Após 16 anos fechado, o Planetário abriu as portas para a população. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação informou que prepara uma programação especial para moradores e visitantes durante o torneio de futebol. Perto da área central, também está a Vila Planalto. Apesar da descaracterização do local ao longo dos anos, ainda podem ser ouvidas boas histórias do início de Brasília dos resistentes pioneiros. O registro dos primeiros anos da capital também pode ser visto no Catetinho e no Museu Vivo da Memória Candanga.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .