Cidades

Depois de seis meses fechada, a Casa do Cantador reabre as portas

Após a reforma, o local receberá o 3º Encontro dos Campeões do Repente

postado em 28/04/2014 06:06
Até quem não é nordestino se empolga com a cantoria e arrisca uma rima. Neste fim de semana, o animado 3; Encontro dos Campeões do Repente recebeu mais de 2 mil pessoas e marcou a reabertura da Casa do Cantador. Fechada há seis meses, o espaço localizado na mais nordestina das cidades do DF abriu novamente as portas, agora, com rampas de acessibilidade, estrutura física reparada e com a promessa de, até agosto, ganhar uma biblioteca. Mesmo após um semestre sem funcionar, a única obra de Oscar Niemeyer fora do Plano Piloto não perdeu a fama de ser a sede das manifestações da cultura popular brasileira.

[VIDEO1]

Mais de 15 duplas de repente disputaram o campeonato que acabou ontem. Apesar de brigar pelo título, todas já estavam satisfeitas só de participar e queriam mesmo comemorar a reabertura do espaço. ;É onde os artistas se reúnem, foi construído especificamente para a gente. Sem ele, não sei onde nossa arte seria celebrada;, diz o repentista profissional Valdenor de Almeida, 49 anos. Ele e João Santana, 35, são os atuais tricampeões do Festival Regional de Repentistas.



Santana é o único brasiliense que vive exclusivamente do repente. Filho de piauiense, ele encantou-se com a música do sertão ainda novo, escutando os discos da mãe. Costumava rimar com os amigos e encarava tudo como uma brincadeira. Quando foi apresentado à Casa do Cantador, no entanto, viu que queria aquilo para a vida. ;Gostaram da minha primeira apresentação, mas passaram várias dicas para eu aprimorar a minha cantoria. Fui me especializando, até que decidi me profissionalizar;, conta.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação