Cidades

"Somos todos macacos? Não, somos racistas", diz professora de estudos Afro

Para Renísia Garcia, essas questões são recorrentes tanto na Europa como no Brasil e devem se repetir

postado em 28/04/2014 18:50
A professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Renísia Cristina Garcia não concorda com a ideia do jogador Neymar, ao lançar a hashtag #somostodosmacacos. Renísia, que também é coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) acredita que existem várias formas de ;jogar banana; para as pessoas. A campanha surgiu na internet depois que o jogador Daniel Alves comeu uma banana atirada por torcedores em campo na Espanha.

;Eu daria um recado ao Neymar: somos todos macacos? Não, somos todos racistas;, disse a professora. A #somostodosmacacos ganhou a rede e .

[VIDEO1]

Para a educadora, a atitude do lateral-direito Daniel Alves resolve apenas parte do problema racial. A situação é recorrente, não só na Europa como no Brasil. ;Seria mais interessante se tivéssemos uma conscientização sobre onde nós guardamos o nosso racismo. No nosso cotidiano no Brasil temos várias manifestações racistas;, explica Renísia.

Já o titular da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do DF (Sepir-DF),

e disse que a resposta ; comendo a banana ; foi ousada e forte. Além disso, deu total apoio a Neymar: ;Ele lançou a campanha #somostodosmacacos para mostrar que temos todos a mesma origem e que nada nos difere, a não ser nossa tolerância com o outro;, disse Dilma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação