Cidades

Quilombolas ocupam Santa Maria e alegam ter direito à propriedade

Quase metade da cidade está cercada de arames farpados e estacas. Mais de 350 pessoas dizem ser filhas de quilombolas e afirmam que direito à parte da região

postado em 29/04/2014 07:00
Um grupo de 352 pessoas cercou as quadras 300, 400, 500 e o condomínio Porto Rico, de Santa Maria, com estacas e arame farpado. Eles alegam ser descendentes de quilombolas e ter o direito a 704 hectares de terra daquela região - quase metade da cidade.

Os moradores de Santa Maria reclamam que as cercas não permitem a passagem, e restringem o direito de ir e vir do cidadão. Nos arredores do condomínio Porto Rico, percebe-se que alguns arames foram arrancados pelos próprios moradores. Eles comentam que o problema se prolonga há meses.



Perto de uma das áreas cercadas, um aviso diz "Não somos invasores". Os quilombolas, descendentes de escravos que fugiram das senzalas e formaram vilarejos chamados quilombos, tem o direito à terra. De acordo com eles, muitas das quadras que não foram regularizadas em Santa Maria pertencem ao grupo.

Confira a reportagem da TV Brasília:

[VIDEO1]

A continuação desta história você acompanha no Clube TV, às 13h20, na TV Brasília, logo após o DF Alerta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação