postado em 29/04/2014 15:40
As incertezas da economia e o alto número de pessoas endividadas deixa os lojistas do DF mais cautelosos com o comércio para o Dia das Mães. Um levantamento feito com 279 lojistas de rua e de shoppings no DF, realizado pelo Instituto Fecomércio, mostrou que em 2014 é esperado crescimento de 9,78% nas vendas. No ano passado, a expectativa foi de 11,12%.
De acordo com o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana apesar da queda em relação a 2013, os números deste ano não refletem pessimismo, mas uma expectativa mais realista. As lojas que comercializam utilidades do lar estão mais cautelosas e estimam recuo de -6,67% nas vendas. Estabelecimentos de móveis e decoração são os mais otimistas e esperam crescimento de 27,69%.
A pesquisa também buscou a visão dos consumidores na hora de comemorar o Dias das Mães. Dos 201 entrevistados, 82,1% afirmaram que comprarão presentes na data. As mulheres darão preferência para a aquisição de perfumes e vestuário, enquanto os homens pretendem comprar flores ou cestas. Empreendedores esperam que o gasto médio com presentes seja cerca de R$ 114,55.
A maioria dos consumidores entrevistados (71,6%) pretende comemorar a data. Tanto homens quanto mulheres escolheram a casa dos pais como melhor opção de local (43,8%), seguida pela própria residência (31,3%); casa de parentes (13,2%); restaurante (9,7%) e casa de amigos (2,1%).
Na busca pelo aumento de vendas, 38,7% dos lojistas declararam que realizarão promoções e descontos. Mais da metade dos empresários brasilienses afirmou que irá ampliar as reservas de mercadorias. O comércio de vestuário espera crescimento de 73,7% nos estoques, e o de calçados, 55%.
De acordo com o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana apesar da queda em relação a 2013, os números deste ano não refletem pessimismo, mas uma expectativa mais realista. As lojas que comercializam utilidades do lar estão mais cautelosas e estimam recuo de -6,67% nas vendas. Estabelecimentos de móveis e decoração são os mais otimistas e esperam crescimento de 27,69%.
A pesquisa também buscou a visão dos consumidores na hora de comemorar o Dias das Mães. Dos 201 entrevistados, 82,1% afirmaram que comprarão presentes na data. As mulheres darão preferência para a aquisição de perfumes e vestuário, enquanto os homens pretendem comprar flores ou cestas. Empreendedores esperam que o gasto médio com presentes seja cerca de R$ 114,55.
A maioria dos consumidores entrevistados (71,6%) pretende comemorar a data. Tanto homens quanto mulheres escolheram a casa dos pais como melhor opção de local (43,8%), seguida pela própria residência (31,3%); casa de parentes (13,2%); restaurante (9,7%) e casa de amigos (2,1%).
Na busca pelo aumento de vendas, 38,7% dos lojistas declararam que realizarão promoções e descontos. Mais da metade dos empresários brasilienses afirmou que irá ampliar as reservas de mercadorias. O comércio de vestuário espera crescimento de 73,7% nos estoques, e o de calçados, 55%.