Jornal Correio Braziliense

Cidades

Álbum de figurinhas da Copa vira febre e aproxima desconhecidos

Colecionadores se reúnem em diversos pontos da cidade.O álbum promove o intercâmbio entre diferentes classes sociais e idades. Sindicato que representa 800 bancas de jornal do DF comemora o aumento na arrecadação



Para o psicólogo do esporte Rodrigo Scialfa Falcão, é natural que aconteça esse aumento na procura. ;O futebol é o esporte mais popular do mundo, é parte importante da cultura brasileira. A Copa do Mundo é o maior torneio da modalidade e, desta vez, será aqui no Brasil;, explica. O especialista observa ainda a fala de César. ;Os ;marmanjos; já foram crianças um dia, revivem isso no Mundial e socializam, em busca de figurinhas;, continua.

As trocas atraem pessoas em diversos lugares (veja quadro). Ainda segundo Falcão, a distância entre classes sociais pode diminuir no ambiente de trabalho, pelo menos por alguns instantes, graças ao interesse comum. ;Em uma grande empresa, por exemplo, o office boy e o executivo que nunca se falam começam a trocar figurinhas e, assim, criam vínculos, ainda que por pouco tempo;, explica.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique