Cidades

Copa do Mundo também movimenta negócios em zonas rurais do DF

Empresários rurais esperam retorno aos investimentos feitos em infraestrutura e em profissionais para receber os visitantes estrangeiros e de outras unidades da Federação. Quem tem negócios mais distantes do centro está menos otimista

Ailim Cabral
postado em 04/05/2014 08:00
Rancho Canabrava, em Sobradinho: além de hospitalidade, quer mostrar aos visitantes o turismo campestre
A pouco mais de um mês para a abertura da Copa do Mundo, empresários do Distrito Federal estão finalizando os preparativos para receber os turistas. Os estabelecimentos do Plano Piloto, principalmente nas áreas mais próximas ao Estádio Nacional Mané Garrincha, investem pesadamente em estrutura e programação para os dias de partida, na cidade. No entanto, as demais regiões administrativas do DF também planejam estratégias para aproveitar as oportunidades geradas pelo megaevento esportivo.

Sobradinho investe no potencial do turismo rural para atrair o visitante estrangeiro. As principais apostas são a Rota do Cavalo, formada por restaurantes, ranchos e centros de treinamento equestre; e a Rota do Quadrante, inspirada na Estrada Colonial, caminho que trazia o ouro produzido nas Minas Gerais até o coração do país. A renovação da Feira Modelo, que estava com as obras embargadas há mais de dois anos, é outra iniciativa. ;Fizemos investimentos nas duas rotas, queremos mostrar o que nossa cidade tem de peculiar, além da hospitalidade, e expor o potencial do turismo campestre;, afirma o chefe da assessoria de gabinete da Administração de Sobradinho, Carlos José Nascimento.



O esforço para que a recepção dos estrangeiros seja tão boa quanto a dos nacionais é a preocupação da gerente do Rancho Canabrava, em Sobradinho, Denise de Pinho Rodrigues Rick, 54 anos. Ela conta que fez uma reforma externa, para revitalizar o local e acrescentar sinalização em inglês, e investiu em capacitação dos funcionários do estabelecimento. Para isso, eles fizeram cursos de inglês e espanhol para se comunicarem de forma satisfatória com os clientes. Outro ponto levado em conta pela empresária foi a divulgação propriamente dita dos serviços do rancho, por meio da criação de um site e da atualização do mailing de clientes. ;As novidades do local são divulgadas por esses dois canais;, conta Denise. A expectativa é a melhor possível. ;Estamos muito otimistas com a chegada de novos clientes. Achamos que os fins de semana vão ficar mais cheios e agitados. Estamos preparados;, acrescenta.

Campeonato
Planaltina, por sua vez, decidiu se voltar para o futebol a fim de atrair os visitantes de outros países. Para isso, um campeonato com as categorias de base, incluindo pré-mirim, mirim, infantil e juvenil será realizado durante o período da competição oficial. Cada equipe participante representará uma das seleções classificadas para a Copa do Mundo. O gerente de Esportes e Lazer de Planaltina, Sandro Melo Monteiro, conta que a ideia surgiu de uma demanda da cidade, que é muito carente e precisa ter projetos voltados para os jovens, e da vontade de promover eventos relacionados ao Mundial. ;É uma atividade que se torna acessível para todos. Suprimos uma necessidade de Planaltina e aproveitamos para nos inserir na Copa;, acrescenta. Além do campeonato, o museu local exibirá uma mostra sobre futebol, com destaque para os jogadores de Planaltina que alcançaram fama no esporte, como o zagueiro da seleção brasileira, Lúcio. A administração da cidade acrescenta que pontos históricos também serão revitalizados.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação