Rodolfo Costa
postado em 16/05/2014 23:10
Mais um evento cultural voltou a incomodar moradores no Plano Piloto na noite desta sexta-feira (16/5). Um palco montado ao fundo da área comercial do bloco "A" da 307 sul recebeu três bandas de rock entre as 19h30 e 22h. O som foi o suficiente para incomodar moradores da região. "Na minha casa quero poder escolher o que quero ouvir", reclamou a professora Beatriz Oliveira, 51 anos. Ela conta que é frequente bares convidarem artistas para apresentações musicais, mas que hoje foi a primeira vez que a quadra sediou um evento maior. "Eles perderam o limite. Não tenho nada contra isso, desde que não atrapalhe quem mora na quadra. Além de ter tomado espaço público, o show ficou voltado para uma área residencial", disse Beatriz.
O evento foi idealizado pela Circula Incubadora, projeto que tem como objetivo promover, agenciar e divulgar bandas de rock e música independente do DF. O coordenador geral responsável pela organização, Fabio Pedroza, garantiu que os shows ocorreram dentro das normas legais. "A Administração Regional emitiu o alvará, nos dando a permissão de realizar o evento e utilizar o espaço público", afirmou.
Fabio cobra atenção das autoridades para que a lei n; 4.092/2008, mais conhecida como Lei do Silêncio, seja revista. "A legislação dá fim a muitos eventos culturais e não garante efetivamente o silêncio aos moradores", disse ele, que também pede uma mudança de postura da própria população. "As pessoas deveriam ser mais compreensivas e entender que Brasília não é uma vila ou um espaço rural para associar ao silêncio que é cobrado por muitos moradores. A capital tem que ser ocupada não pelo barulho dos carros, mas pela cultura musical", ponderou.