Cidades

Uma semana depois de acidente fatal, caminhada pede segurança no trânsito

Balões e rosas brancas devem marcar manifestação pacífica, no mesmo local onde morreram mãe e filha em acidente provocado por motorista embriagado

postado em 17/05/2014 12:13
Sadite, Alessandra e Julia: ele deve responder em liberdade, após pagar fiança de R$ 30 mil
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) comunicou que vai apoiar manifestação pacífica a partir das 9h, neste domingo (18/5). A caminhada, do grupo Mães Amigas de Águas Claras, na DF 079 (EPVP ; Estrada Parque Vicente Pires), chama atenção para a causa da segurança no trânsito.

O evento ocorre no mesmo local onde no último Dia das Mães (11 de maio), Alessandra Tibau Trino Oliveira, 33 anos e a filha dela, Júlia, de 1 ano e meio, morreram em um acidente de trânsito causado por um motorista embriagado. O cruzamento onde ocorreu o desastre é considerado perigoso.

O vendedor Rafael Yanovich Sadite, 33 anos, estava com a habilitação cassada, inúmeras infrações graves e dirigia muito acima, segundo a PM, da velocidade máxima permitida na via, que é de 60 km/h.

Do bafômetro à liberdade

Nesta sexta-feira (16/5), a justiça concedeu liberdade provisória ao vendedor. Depois de pagar a cobrança, Rafael responderá ao processo em liberdade. Ele estava detido desde que o teste do bafômetro indicou embriaguez após o acidente. Segundo o advogado, Eric Pio Belo, a família vai fazer o pagamento na segunda-feira (19/5). Entre os argumentos usados pela defesa, estavam o fato de que o cliente tem emprego, residência fixa e é réu primário.

Balões e rosas

Agentes de trânsito do DER/DF vão acompanhar a manifestação e realizar blitz educativa com os condutores que trafegam pelo local. O grupo deixará no local, durante a caminhada, balões e rosas brancas para simbolizar pedido de paz.

O grupo que organiza a passeata já conseguiu doações de rosas brancas e balões para colocar no local do acidente. As Mães de Águas Claras precisam agora de um carro de som para auxiliar na manifestação. Quem tiver interesse em emprestar, pode procurar uma das organizadoras. Cybele Mara, 8301-0522, ou Patrícia Coalho, 8195-1383.

O DER/DF, em apoio à ação, inseriu o manifesto no movimento Maio Amarelo, programação que inclui ainda doação de sangue ao Hemocentro de Brasília e distribuição de material educativo que alerta para os riscos de beber e dirigir e sobre os perigos do excesso de velocidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação