Cidades

Anônimos trabalham no Mané Garrincha para dar vida ao espetáculo

Tem gente do Paranoá, da Asa Sul, do Gama e de tantos outros cantos do DF e do Brasil que trabalharam -- e ainda vão atuar -- no Mané Garrincha. Pessoas que ralaram dia e noite para as estrelas da Copa brilharem sem problemas

postado em 18/05/2014 08:07


Quando a bola começar a rolar no país do futebol, a partir de 12 de junho, todas as luzes estarão voltadas para as grandes estrelas. Será a hora dos duelos entre os melhores jogadores do mundo, dos dribles, da emoção de cada partida decisiva e do show da torcida. Mas, para garantir o espetáculo, um time de anônimos trabalha diariamente para deixar tudo pronto. Profissionais de diversas áreas estarão na arena nos dias de jogo da Copa do Mundo, com atuação fundamental nos bastidores. São operários, engenheiros, técnicos, seguranças, entre outros.

[SAIBAMAIS]Brasiliense de nascença e criação, o morador da Asa Sul Paulo Henrique Herculino, 22 anos, trabalha na arena desde antes da inauguração, quando eram realizados testes frequentes nos aparelhos eletrônicos da construção. Lá, bate ponto em todos os eventos. Ele é o responsável pela manutenção e pelo funcionamento dos telões. Função que exige conhecimento técnico e muita coragem. Com cursos de alpinismo, Paulo sobe nos pontos mais altos do estádio para consertar e verificar as condições das duas enormes telas, sempre que é preciso.

Por trás de cada painel de vídeo, há quatro andares de andaimes. ;Mas o pior é descer pela escadinha que liga o teto a esses andares. O caminho é estreito e lá venta muito;, ressalta Paulo. Nos jogos realizados até agora, ele diz que a maior dificuldade foram os momentos de gol. ;Tenho que colocar a informação imediatamente nos telões. Mas o autor costuma sair correndo, se abraçar a outros jogadores, o que dificulta a visualização da camisa. Por isso, sempre conto com a ajuda de um funcionário de confiança, que fica à beira do campo. Nós nos comunicamos por rádio;, revela o jovem técnico em áudio e som.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação