Cidades

Com interdição da Biblioteca Demonstrativa, faltam locais para estudar

No Plano Piloto, ainda restaram cinco bibliotecas, que também sofrem com a falta de investimentos

postado em 18/05/2014 08:25
No Plano Piloto, ainda restaram cinco bibliotecas, que também sofrem com a falta de investimentos

Desde o fechamento da Biblioteca Demonstrativa de Brasília, as 700 pessoas que utilizavam o espaço diariamente estão sem opção de local para os estudos. Localizada na Entrequadra 506/507 Sul, a edificação construída em 1960 apresenta problemas estruturais, que a levaram à interdição pela Defesa Civil. A situação representa um risco iminente para os frequentadores e funcionários, que já haviam notificado as deficiências para a Fundação Biblioteca Nacional. No Plano Piloto, ainda restaram cinco bibliotecas, que também sofrem com a falta de investimentos, problemas estruturais ou até mesmo com a ausência de segurança para os usuários.

Na 312/313 Sul, estudantes como Douglas Ricardo Martins, 25 anos, encontraram um refúgio para a ausência da Demonstrativa. Ele passou a frequentar a Biblioteca Pública de Brasília. O espaço pequeno possui uma área aconchegante com varanda. Mas ainda sofre com alguns problemas. ;Eu, como usuário, já havia notado a deficiência da Biblioteca Demonstrativa, mas é lamentável terem esperado a situação se agravar a esse ponto;, comentou Martins.

A estudante Renata Nunes, 17 anos, é usuária frequente da biblioteca da 312/313 Sul e apontou algumas soluções para o espaço. ;As melhorias devem ser na estrutura, e também deve haver investimentos no mobiliário;, comenta. Lá, as cadeiras e mesas antigas são bambas e incomodam os usuários. Renata, que está se preparando para o vestibular de Políticas Públicas da Universidade de Brasília, estuda ali até as 13h, e depois segue para o cursinho. ;Gosto muito do acervo;, explicou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação