postado em 20/05/2014 17:20
A Corregedoria-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deve fornecer dados ao Ministério Público do DF (MPDFT) sobre as condições de trabalho dos funcionários da 19; Delegacia de Polícia, em Ceilândia. As informações serão usados para justificar omissões, falta de instauração de inquéritos policiais e atrasos nas investigações.De acordo com o MPDFT, algumas delegacias de polícia ; e não só a 19; DP ; deixam de realizar os trabalhos de rotina porque alegam falta de pessoal, defeitos ou deficiência no número adequado de viaturas e excesso de trabalho.
O MPDFT informou que desde 2012 tenta conseguir os dados com a Corregedoria da PCDF para documentar as atividades de controle externo da atividade policial. Naquele ano, a polícia indicou ao MP que não divulgou as informações por se tratar da atividade-meio da instituição.
Em uma ação de julho de 2013, promotores de Justiça informaram que as requisições seriam para "ter a ciência exata das condições de pessoal e de material para a execução dos trabalhos de investigação na 19; DP". Segundo o MP, "apenas com esses dados seria possível recomendar melhorias à Direção da Polícia Civil e até empreender esforços conjuntos para melhor estruturar os trabalhos da unidade".
Em novembro, a Justiça considerou a recusa da PCDF ilegal e somente em abril deste ano determinou que a Corregedoria prestasse as informações solicitadas. A 19; Delegacia de Polícia informou que somente a Corregedoria-Geral poderá falar sobre o assunto. A PCDF indicou, pela assessoria de imprensa, que não irá se pronunciar sobre o caso.