Cidades

Cerca de 400 médicos temporários vão reforçar hospitais durante a copa

Segundo o Ministério do Turismo, Brasília deve receber 490 mil visitantes durante o mundial

postado em 21/05/2014 14:48
O atendimento de saúde na capital federal durante o período da Copa do Mundo vai se concentrar na área central da cidade, onde está localizado o Estádio Nacional Mané Garrincha, e no Taguapark, local onde ocorrerá a Fan Fest (área com telão para os torcedores assistirem às partidas), em Taguatinga, a cerca de 25 km da área central de Brasília. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, os servidores dos hospitais não terão folga, abono ou férias nesse período e que houve a contratação de 443 médicos temporários para reforçar as equipes no Mundial.

[SAIBAMAIS];Vamos credenciar 200 leitos de retaguarda na rede privada para suporte ao Hospital de Base do Distrito Federal que será referência no atendimento a pacientes com trauma e [na área] neurocardiovascular;, disse a secretaria, em nota. Brasília deve receber 490 mil visitantes, segundo estimativa do Ministério do Turismo, e vai abrigar sete partidas do Mundial, marcado para ocorrer no período de 12 de junho a 13 de julho. No estádio e nas redondezas (até 2 quilômetros de distância da arena), a Federação Internacional de Futebol (Fifa) é a responsável pelos atendimentos de emergência. Segundo a federação, o Mané Garrincha terá oito postos de atendimento e cerca de 150 profissionais de saúde entre médicos de diversas especialidades, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas.

Leia mais notícias em Cidades

Nas proximidades do estádio, o Hospital Regional da Asa Norte e o Hospital Universitário de Brasília serão referência para atendimento de emergência médica para adultos e o Hospital Materno Infantil, para crianças. Perto do Mané Garricha, também será montado um posto médico avançado, nos mesmos moldes da Copa das Confederações, com capacidade para resolver 99% dos problemas de saúde que ocorrem no local.

Perto da Fan Fest também será montado um posto médico avançado que vai funcionar das 10h às 22h. O Hospital Regional de Taguatinga e o Hospital Regional de Ceilândia serão as referências no atendimento de emergência A rede hospitalar fixa contará ainda com cinco unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que funcionam 24 horas: Samambaia, Recanto das Emas, São Sebastião, Núcleo Bandeirante e Ceilândia. O Centro Integrado das Ações de Saúde (Cias) fará a integração de toda a estrutura e vai monitorar as situações de crise. O Cias vai fazer o monitoramento diário dos indicadores epidemiológicos, sanitários e ambientais e o gerenciamento de risco.

Para o atendimento pré-hospitalar móvel, operado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Distrito Federal dispõe de 38 ambulâncias, 20 motolâncias, e dois helicópteros, um da Polícia Rodoviária Federal e outro do Corpo de Bombeiros. Nos dias de jogos, dez viaturas e oito motos ficarão perto do estádio das 7h às 19h. Na Fan Fest, quatro ambulâncias e quatro motos estarão de prontidão. Uma central será responsável pela triagem dos pacientes. ;Na Copa das Confederações, tivemos a experiência das manifestações e esperamos esse cenário [na Copa do Mundo]. Os servidores estão capacitados para esse tipo de evento. Maior índice de ingestão de bebidas alcoólicas e intoxicação por entorpecente também são esperados;, disse a chefe de enfermagem do Samu, Fernanda Carneiro, ressaltando que o esquema montado para a Copa não vai comprometer o atendimento à população.

Pacientes sem risco de morte e com plano de saúde serão encaminhados para hospitais particulares da rede credenciada, segundo a Secretaria de Saúde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação