postado em 22/05/2014 19:20
O acesso à Primeira Avenida do Sudoeste, pela via S1, próximo ao Memorial JK, foi interditado após o derramamento de um produto químico no início da tarde desta quinta-feira (22/5), segundo o Detran. Um caminhão levava tonéis de sika - substância que tem textura de piche e seria usado na fabricação de cimento - com a carroceria aberta.
O produto começou a derramar ainda no Eixo Monumental, quando o veículo entrava no Sudoeste, às 12h30. Os tonéis vazaram por cerca de 300 metros e o motorista, Roni Portirio da Silva, chegou a subir na calçada para tentar evitar o vazamento.
O Corpo de Bombeiros teve de jogar terra na via para que o produto não se espalhasse. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram-DF) notificou a empresa DEXBEM ltda e informou que ela terá que lavar o asfalto e garantir que a água usada não caia nas redes pluviais e acabe chegando ao Lago Paranoá. A via só será liberada após toda a limpeza.
Três motociclistas caíram na via ao escorregar no produto. Um deles é policial federal e acionou os bombeiros. A outra vítima, Rafael Montenegro, disse que com a queda danificou a moto, com apenas 80 km rodados. Ninguém se feriu gravemente.
Com o bloqueio das pistas, motoristas devem optar por rotas alternativas como a entrada pela Terceira ou Quarta Avenidas, ou ainda pelo Setor de Indústrias Gráficas (SIG), segundo o Detran. Não há previsão de quando a via será liberada.
(Com informações de Luiz Calcagno)