Uma caminhonete que foi guinchada nessa quinta-feira (22/5) pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) por estacionar constantemente em vaga destinada a pessoas com deficiência, em Águas Claras, foi vista hoje pela manhã parada no mesmo local.
O motorista retirou o veículo do depósito do Detran e novamente estacionou o carro na vaga exclusiva, localizada no lote 6 da Rua Buriti. Moradores da região registraram a infração de trânsito em fotos e postaram nas redes sociais.
Segundo informações de moradores no prédio residencial em frente ao estacionamento, o condutor não é deficiente físico e nunca colocou nenhuma credencial que registrasse o transporte de pessoas com dificuldade de locomoção.
Em uma hora, a publicação no Facebook teve mais de 500 comentários. Segundo relatos, o porteiro do prédio chegou a alertar o motorista hoje de manhã a respeito da conduta, mas ele teria respondido ao encarregado com gestos obscenos.
De acordo com a assessoria de comunicação do Detran, a infração por estacionamento irregular em vaga destinada aos portadores de necessidades especiais é prevista no art.181, XVII, do Código de Trânsito Brasileiro. O artigo também serve para autuar condutores que estacionam irregularmente em vaga de idoso.
Para retirar o veículo do depósito, o proprietário precisa quitar todos os débitos existentes (multas, IPVA, licenciamento e seguro), a diária do depósito, a vistoria do veículo apreendido e o guincho. O infrator ainda pode perder de 3 a 7 pontos em sua carteira.