Cidades

Especialistas dão dicas de comos pais devem estar atentos a troca de escola

Sair de um colégio e entrar em outro no meio do ano pode ser necessário, e pais e alunos têm o direito de fazê-lo. Para não passar raiva nessa hora - e até perder dinheiro -, é preciso estar atento às entrelinhas do contrato

postado em 26/05/2014 06:02
O comportamento do estudante, a falta de afinidade com a política pedagógica da escola, a mudança de endereço ou até problemas financeiros. São inúmeros os motivos que levam pais a mudarem um filho de escola. Para não quebrar os ciclos de aprendizagem, muitas vezes divididos em bimestres ou trimestres, o meio do ano é uma boa opção se a transferência for mesmo necessária. Apesar do anseio por garantir o melhor ensino, os responsáveis devem ficar atentos a uma série de detalhes que podem gerar problemas futuros ou até prejuízos financeiros.

Ler o contrato, ficar atento às previsões de reajuste da mensalidade e em cobranças irregulares como a compra de materiais de uso coletivo, estão entre as análises básicas a serem feitas. A decisão sobre a nova escola é da família, no entanto, atenção redobrada e ampla pesquisa podem garantir o início de um novo ciclo sem traumas. Se a insatisfação com o antigo estabelecimento partiu do modelo aplicado, a busca deve começar o quanto antes.



Na rede privada, o leque de opções é grande. Existem as mais conteudistas, as voltadas para habilidades nos ramos das artes, as católicas, evangélicas, bilíngues. ;Deve ser analisado o que a família deseja para o futuro educacional da criança ou do adolescente. Agora, no fim de maio, os alunos estão em fase de avaliação final, mas o primeiro semestre terminará logo. A escolha deve estar acertada, e a transferência, realizada até o início do segundo;, afirma a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe), Fátima de Mello Franco.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação