Cidades

Jovem suspeito de bater e violentar nove mulheres é solto pela Justiça

Determinação judicial indicou que existe um local adequado para recebê-lo. Ala em que ele ficaria foi destruída durante uma rebelião

postado em 27/05/2014 06:03

Fachada do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Luziânia: improviso

O colapso no sistema socioeducativo do Entorno produziu mais um episódio que coloca em xeque a credibilidade do poder público nos municípios vizinhos à capital do país. Suspeito de bater e estuprar nove mulheres nos últimos meses, Marcelo*, 17 anos, foi colocado em liberdade por falta de um lugar adequado para mantê-lo internado. O jovem da Cidade Ocidental ficou 45 dias recluso no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Luziânia, mas uma decisão judicial determinou a soltura dele.



Há 14 dias, duas alas da instituição foram parcialmente destruídas por causa de uma rebelião, e várias celas acabaram interditadas. No Case, os jovens ocupam alojamentos individuais. Com parte da estrutura danificada, a direção se viu obrigada a colocar alguns adolescentes no mesmo local, menos Marcelo, que, pela gravidade dos atos infracionais cometidos e por problemas psiquiátricos comprovados por exames, deveria ser mantido isolado.

Segundo o presidente do Grupo Executivo de Apoio a Criança e a Adolescentes do Entorno, coronel André Luís Gomes, a direção do Case improvisou uma sala do setor administrativo para Marcelo, mas a juíza titular da Vara da Infância e da Juventude do município, Flávia Zuza, entendeu que o centro de internação de Luziânia não era adequado para recebê-lo. A magistrada também não concordou em manter mais de um adolescente por cela e, por isso, ordenou que o garoto e oito jovens fossem colocados em liberdade.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique Assista à repertagem da TV Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação