O juiz deu o sinal e a partida já começou no Bloco A da 108 Norte. Para moradores dessa quadra residencial do Plano Piloto, é Copa do Mundo em Brasília. O edifício está em festa, decorado com as cores do Brasil. Ornamentado de ponta à cabeça, exibe na faixada uma grande bandeira, além de bandeirolas, fitinhas bicolores e pinturas alusivas ao torneio. O apoio à Seleção é incondicional e está presente até no uniforme dos funcionários. Passa turno, entra turno, os porteiros do edifício mudam de cara, mas não os tons verde e amarelo das camisas. Síndico do bloco há oito anos e primeiro morador da quadra, Carlos de Souza Morgado, 72 anos, ressalta a importância da festa e da interação entre os moradores neste momento ; a 16 dias para a abertura do Mundial.
;Há três semanas, começamos os preparativos. Nosso objetivo, acima de tudo, é transmitir às crianças essa alegria de receber uma Copa. Além disso, estamos mandando um recado para o mundo de que temos muitas coisas boas para mostrar e de que estamos preparados;, afirmou Morgado. Ele coordenou a confecção dos enfeites e contou com auxílio de parte dos 180 moradores do prédio. ;A maioria das itens foi doada ou reaproveitada de outros eventos que promovemos;, esclareceu ele, ao destacar a importância da reciclagem no processo criativo. Uma das bandeiras estendidas na parede do prédio foi produzida a partir de tampinhas de garrafa. A peça foi desenvolvida por uma moradora do edifício, a aposentada Maria Abadia dos Reis Ribeiro, 66 anos.
;Juntei os produtos em 2010, quando os usei em outras comemorações. Então, resolvi repetir a dose. Reutilizar materiais é importante e, muitas vezes, faz toda a diferença. Sempre que possível, tento dar minha contribuição;, mencionou Maria Abadia, que também já ocupou o cargo de síndica do bloco A. Ela destaca a felicidade proporcionada pelo momento e diz estar confiante na conquista do hexacampeonato pelo Brasil. ;Brasília ficará mais alegre nesse momento e, com a interação de todos, seremos campeão. É o momento ideal para promovermos o entrosamento de todos;, sugeriu.
A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique