Cidades

Atleta brasiliense morre em competição do Ironman em Florianópolis

Marcelo da Silva Cristino sofreu um mal súbito após acompanhar participantes da prova. Velório está marcado para hoje

Thaís Cunha
postado em 27/05/2014 09:46
O triatleta Marcelo da Silva Cristino, de 39 anos, morreu enquanto acompanhava uma prova do Ironman, em Florianópolis. Perito da Polícia Federal, ele já havia participado de outras três competições, mas escolheu atuar como voluntário, ajudando os outros atletas na transição entre a natação e o ciclismo. Com o dever cumprido, ele foi auxiliar um amigo na corrida de domingo, quando passou mal e acabou não resistindo. O corpo chegou a Brasília ontem à noite e o velório ocorre desde as 8h de hoje na capela 5 do Cemitério Campo da Esperança, com sepultamento às 11h.

Marcelo estava contundido e, como não podia competir, trabalhou como voluntário no Ironman
Após sofrer um mal súbito, Marcelo foi atendido na hora pelo Corpo de Bombeiros, que o levou de helicóptero até o Hospital Universitário de Florianópolis, o mais próximo do bairro de Jurerê Internacional, onde o Ironman é realizado. De acordo com o hospital, o triatleta deu entrada na instituição por volta das 15h15, vítima de parada cardíaca. Os médicos continuaram a reanimá-lo e Marcelo chegou a mostrar recuperação, mas a morte foi constatada às 16h20.



Ainda conforme informações do hospital, ainda não foi possível saber o que causou o mal-estar do esportista. Um derrame cerebral é a suspeita da família do policial, que era solteiro e não deixou filhos. Amigo dele, o também triatleta Evando Resende conta que Marcelo estava em boa forma e só não participou da última edição do Ironman por conta de um ligamento rompido na perna. ;Ele estava no auge do esporte;, lamentou Resende.

A morte de Marcelo cristino causou comoção entre os praticantes do esporte em Brasília. Embalados pelo ex-treinador Santiago Ascenço, os atletas trocaram a foto do perfil por uma imagem de luto sobre o logo do Ironman. ;Ontem (domingo) ele foi voluntário na retirada das roupas de borracha da etapa da natação, mostrando a todos nós o grande amor que tinha pelo triatlo;, escreveu Ascenço no Facebook.

Susto

Também praticante de triatlo, Fabiano Santos, amigo de Marcelo, ficou muito surpreso com a notícia. ;Isso nos assusta porque somos atletas, achamos que estamos livres de algumas coisas, mas não estamos;, ponderou. Santos acredita que o mal súbito do colega pode servir de alerta para outros triatletas. ;Fazia tempo que eu não fazia um check-up, mas vou marcar um para esta semana;, comentou.

Ainda em Florianópolis após a prova, o triatleta brasiliense Leandro Macedo contou que o clima é de luto entre os outros atletas. ;Não conseguiram reanimá-lo, foi horrível;, comentou. Ontem, a Polícia Federal lamentou a morte do perito em nota oficial.

Assista à repertagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação