Cidades

Indígenas realizam nova manifestação na Esplanada dos Ministérios

O movimento é reivindica a não aprovação da PEC 215, que prevê a demarcação de terras indígenas e de quilombolas.

postado em 29/05/2014 08:47

Indígenas realizam um novo protesto na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira (29/5). Esse é o terceiro dia de manifestações de índios na região central de Brasília. Hoje, o grupo, de cerca de 500 pessoas, se reúne em frente ao Ministério da Justiça. Os índios chegaram a bloquear o acesso de funcionários no prédio, enquanto outros ocuparam faixas da via N1, no sentido Rodoviária do Plano Piloto. O grupo permanece no local e o trânsito segue normalmente.

Manifestantes se reúnem em frente ao Ministério da Justiça, na Esplanada
Os manifestantes querem uma audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Eles querem a publicação de portarias sobre o reconhecimento das terras indígenas e punição às pessoas que agridem os líderes de movimentos. O grupo ainda repudia matérias em tramitação no Legislativo, entre elas a PEC 215, que passa do Executivo para parlamentares federais a prerrogativa de demarcar terras indígenas e de quilombolas.

[SAIBAMAIS]O Ministério da Justiça informou que às 15h um grupo de manifestantes será recebido pela pasta. Por volta das 11h30, os indígenas liberaram o acesso dos funcionários do prédio.


Durante o ato, os índios carregaram cartazes com frases como: povos indígenas apoiam as populações deslocadas pela copa; podem até matar nossas lideranças, mas jamais impedirão a nossa volta ao nosso tekoha. O movimento quilombola que estava em frente ao Palácio do Planalto se juntou aos indígenas.

Os protestos de movimentos indígenas começaram na terça-feira (27/5), quando entraram em confronto com forças de segurança. Ontem, cerca de 100 pessoas realizaram um ato em frente ao Palácio do Planalto. O grupo chegou a fechar uma pista da Esplanada dos Ministérios.

Sem consenso


Um grupo de 20 lideranças indígenas se reuniu com os presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros. Ambos se comprometeram a não colocar em votação nenhuma das matérias listadas pelos índios enquanto não houver consenso. Eles vieram a Brasília de várias partes do país para a semana de manifestações.

Segundo os organizadores do ato, os custos chegaram a R$ 98 mil, bancados por associações regionais de índios e associações ligadas ao tema, como o Centro Indigenista Missionário (Cimi). Eles garantiram que não há dinheiro público no montante, exceto passagens aéreas pagas pelo governo federal a 20 participantes, que vieram à capital para reuniões em conselhos na Funai e no Ministério da Saúde. O restante veio de ônibus. Eles deixarão Brasília hoje.

Com informações de Grasielle Castro, Maryna Lacerda, Paulo de Tarso Lyra e Renata Mariz

Assista à reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação