postado em 30/05/2014 06:02
A menos de 3km do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, a Rodoviária do Plano Piloto será um dos principais pontos de passagem de torcedores em dias de jogo da Copa do Mundo na capital. Além de servir como local de desembarque para boa parte daqueles que usarão o transporte público, a plataforma superior do terminal também será o destino de quem estiver de carro. Por isso, os comerciantes de lá já se preparam a fim de receber os turistas e não escondem a expectativa em lucrar alto com os visitantes.
Pela experiência com as partidas que já ocorreram no novo Mané Garrincha, vai dar certo. A tradicional Pastelaria Viçosa, instalada na Rodoviária há 36 anos, tem um acréscimo significativo nas vendas em dias de jogos. ;No estádio, não vendem comidas de boa qualidade, feitas na hora. O pessoal sai faminto e muitos passam por aqui;, diz o supervisor do estabelecimento, João Sobrinho, 51. Pensando no período do Mundial, eles preparam uma escala especial de trabalho para que a equipe esteja reforçada nas datas dos jogos. ;Nós não podemos fazer feio com os estrangeiros. O atendimento tem de ser impecável;, opina.
Os coletivos e a Rodoviária funcionarão normalmente nos dias dos sete jogos que Brasília sediará. Sobrinho espera vender duas vezes mais que o normal. Os funcionários da Viçosa não falam inglês fluentemente, mas ele acha que isso não atrapalhará as vendas. ;Não será problema. Se houver esforço das duas partes, um sempre entederá o que o outro quer dizer;, espera.
Enfeites
Joana Coura, 32 anos, é vendedora na Rodoviária há 10 anos. O estabelecimento em que trabalha está todo enfeitado de verde e amarelo há dois meses. Ela esperava vender mais com a aproximação da Copa. Até agora, porém, ela não notou diferença. ;No Mundial passado, a essa altura, já estávamos vendendo os acessórios sem parar.; A expectativa, contudo, é que no período da competição haja uma alta no faturamento. ;Acredito que muitos estão com medo das manifestações e não entraram no clima. Mas, quando os jogos começarem, o espírito de torcedor vai despertar novamente na população;, espera. Entre os produtos nas prateleiras, está o mascote oficial da Copa, o Fuleco. Para Joana, o bicho foi mal escolhido. ;É o que menos vende. Não consultaram a população para ver qual caricatura melhor representava nosso país;, critica.
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