Cidades

Seminário Internacional de Dança de Brasília abre inscrições

Com início em 23 de junho, o evento dará, aos bailarinos que mais se destacarem, 10 bolsas de estudo em renomadas companhias internacionais

postado em 31/05/2014 08:07

Isaac (E), Gustavo e Bárbara conquistaram bolsas internacionais em outras edições do evento: crescimento profissional

oportunidade de ser visto por olheiros e, com trabalho árduo, conseguir uma bolsa ou um estágio no exterior. Esse é o principal objetivo dos bailarinos que se inscrevem no Seminário Internacional de Dança de Brasília, que chega à 24; edição. Organizado pela coreógrafa Gis;le Santoro, o evento terá duração de 19 dias, entre 23 de junho e 11 de julho, com um ciclo de aulas de dança ministradas por profissionais brasileiros e estrangeiros. No fim, um concurso premiará aqueles que mais se destacarem com 10 bolsas de estudo ou estágios fora do país.

Leia mais notícias em Cidades


Nos 24 anos de seminário, mais de 400 estudantes tiveram a oportunidade de estudar em outros países, e muitos seguiram carreira em grandes companhias de dança internacionais. Bailarina por formação, Gis;le Santoro se diverte contando que agora, como professora, pega no pé dos alunos, depois de muitos anos no lugar deles. A maior alegria é poder ver jovens se destacando no seminário e, eventualmente, indo estudar balé ; e arte, em geral ; em outros países. ;O meu sonho é realizar o sonho dos outros. Eu já passei por tudo que eles estão sentindo agora e posso dar essa oportunidade a eles. Vale o esforço para fazer o seminário todos os anos, porque essa garotada merece;, garante.

Um caso de rápido progresso foi o da pernambucana Bárbara Albuquerque, 21 anos. Ela chegou a Brasília há três anos para cursar artes cênicas na Universidade de Brasília (UnB). Bailarina desde a infância, procurou Gis;le assim que desembarcou na capital e, em seis meses, estava participando do seminário. À época, foi a única estudante selecionada para dançar nas apresentações finais clássica e contemporânea. Os olheiros estavam ali e não tardou para o convite chegar: Bárbara estudou balé por dois anos em São Francisco, nos Estados Unidos.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação