Jornal Correio Braziliense

Cidades

Em 12 horas, mais de 40 motoristas são pegos dirigindo alcoolizados no DF

Balanço do Detran aponta média de 16 flagrantes em cada operação realizada



;O Maio Amarelo é um movimento mundial que visa conscientizar os condutores e os pedestres sobre o elevado número de mortos, feridos e pessoas com sequelas decorrentes de acidentes de trânsito. No Distrito Federal, o Detran, o DER e a Polícia Militar intensificaram as operações de trânsito para alcançar o objetivo desse movimento;, afirma Frederico Abraham, diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran.

Na noite de sexta-feira, o Correio acompanhou uma das blitzes que encerraram o movimento. Dezesseis agentes do Detran, em sete viaturas, mais dois carros da PM instalaram-se nas redondezas da QE 38, entre o Guará 2 e o Núcleo Bandeirante, próximo ao Polo de Modas e a uma concentração de bares. Em uma hora, os auditores flagraram 12 motoristas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro, seis sem carteira de habilitação, guincharam 12 carros até o depósito e multaram condutores por mais 20 infrações diversas.

;É um número elevado para apenas uma hora de operação;, disse Lucio Lahm, auditor fiscal de trânsito e encarregado da operação no Guará. ;Escolhemos este local próximo dos bares para que os condutores alcoolizados não dirijam mais de 1km. Tentamos tirá-los de circulação, pois a maior parte dos acidentes na madrugada é causada por alcoolemia ao volante;, explicou. O motoboy Aramucio Alves de Souza, 43 anos, e a chapeira Marta Alves, 27, parados na blitz e aprovados no bafômetro, concordam. ;Acho a Lei Seca uma boa. Deveria ter mais blitz;, disse Marta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.