postado em 03/06/2014 06:00
No comércio do Distrito Federal, o Brasil já é campeão. Nem por isso, as outras seleções deixam de entrar em campo. Prova disso é o sucesso nas vendas de camisas de outras nacionalidades. Há espaço para Portugal, Alemanha, Espanha e até para a Argentina. Uma pesquisa encomendada pelo Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista) mostrou que o uniforme da seleção ;hermana; foi o segundo mais procurado. Com a coincidência entre a abertura da Mundial e o Dia dos Namorados, as camisas dos times nacionais estão entre os presentes mais populares, saindo na frente dos tradicionais perfumes e das joias. O cenário positivo aponta ainda para a superação na meta no comércio de materiais esportivos de 12% para 15% até o início do torneio.
A reportagem do Correio esteve, ontem, em lojas especializadas na Asa Sul. Em uma localizada na Quadra 308, a maior procura ; com exceção da amarelinha ; foi pelos uniformes da seleção alemã, mas com um detalhe brasileiro. ;Nós vendemos tantas camisas especiais da Alemanha que agora só temos o uniforme branco (primeiro uniforme). A empresa responsável pela marca fez a versão rubro-negra, em referência ao Flamengo, que esgotou rapidamente. Recebemos 36 peças e vamos ter de pedir mais;, contou o gerente da Grandes Torcidas, Johnne Alves Rodrigues, 26 anos. Até mesmo um dos funcionários da loja, o vendedor Jean Rego de Macedo, 22 anos, tenta há semanas comprar a camisa antes do início da Copa do Mundo, mas até mesmo megalojas, como Adidas e Centauro, conseguem mantê-la em estoque.
;Em um dos estabelecimentos, eu não achei. No outro, não consegui o meu tamanho. Como o meu time é o Flamengo, pensei logo em comprar a camisa da seleção alemã, que fez essa homenagem ao meu time. A peça também é muito bonita. Além disso, é um grupo forte. Gosto muito do Schweinsteiger. Ele é um ótimo jogador;, contou Macedo.
Segundo ele, a camisa do Brasil já está garantida. ;Só vou torcer para a Alemanha se a nossa Seleção for eliminada, em nenhuma outra hipótese;, arrematou. Na Centauro do Pátio Brasil, ainda havia uniformes rubro-negros da Alemanha, mas os vendedores confirmaram a grande saída. Por meio da assessoria de imprensa, a Centauro informou que, além das tradicionais camisas da Seleção Brasileira, as mais vendidas são as da Alemanha e da Argentina. No último sábado, uma das funcionárias da loja vendeu, sozinha, seis. O preço médio das camisas das seleções estrangeiras gira em torno de R$ 199,99.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.