A Polícia Militar do Distrito Federal apresentou, nesta terça-feira (3/6), os equipamentos que serão utilizados no enfrentamento de possíveis tumultos durante a Copa do Mundo.
A principal aquisição da tropa é a Plataforma de Observação Elevada (POE). Sobre um caminhão, 12 câmeras acopladas em uma torre de 15 metros captarão imagens num raio de 4km. Os vídeos serão monitorados por oficiais e praças do Centro de Comando e Controle da PM, uma sala dentro do Comando-Geral e equipada com dezenas de monitores e sistemas de comunicação.
Do centro, os PMs poderão orientar o trabalho a ser feito pela tropa na rua, como abordar suspeitos de roubos e prender vândalos. Próximo à Torre de TV, o comando manterá um ônibus, onde funcionará o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel.
Os policiais militares ainda terão acesso à rede wi-fi da corporação e, por meio de um programa instalado nos celulares, poderão filmar confrontos e enviar as imagens ao comando em tempo real. "A ideia desse dispositivo é propiciar a tomada de decisão rápida e precisa. Poderemos prender um vândalo e evitar questionamentos, tendo em vista que teremos condições de constituir meios a fim de provar a ação delinquente dele", afirmou o chefe do Departamento Operacional, coronel Jaílson Braz.
Na ocasião, a PM também mostrou equipamentos que serão empregados em possíveis embates com ativistas. Kits arrombamentos, armas de choque e cinco tipos de bombas fazem parte do arsenal.
Assista à reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]