postado em 05/06/2014 19:40
Uma distribuidora do Setor de Indústrias do Gama foi fechada nesta quinta-feira (5/6) por não ter Inscrição Estadual de Funcionamento na Receita Federal, necessária para emissão de nota fiscal. Foram apreendidos mais de 85 mil unidades de bebidas, que seriam vendidas em todo o DF.
Como não emitia as notas, a distribuidora Pinguim sonegava impostos, segundo a Receita Federal e a Secretaria de Fazenda Distrital.
Entre os produtos apreendidos estavam 43,7 mil latas e 10,6 mil garrafas de cerveja, 29 mil energéticos, 816 cachaças, 1.152 unidades de suco e três toneladas de fumo. A mercadoria foi levada para o depósito da Secretaria de Fazenda do DF, onde fica à espera de regularização.
De acordo com a Secretaria de Fazenda do DF, os responsáveis pela distribuidora terão que pagar 200% do valor da mercadoria em multa, além do valor de cada ítem em até 30 dias. Caso contrário, os produtos irão a leilão. O advogado da empresa, Rubens Corsino Ribeiro, informou que a empresa não irá se pronunciar.
Ninguém foi preso na operação. O gerente da distribuidora teve que assinar um termo circunstancial.
(Com informações de Flávia Maia)