Cidades

Complexo da Torre de TV de Brasília é reinaugurado neste sábado

A obra custou R$ 12 milhões

Correio Braziliense
postado em 07/06/2014 13:33 / atualizado em 01/10/2021 14:28

Imagem dos novos acessos à Torre de TV

Há apenas seis dias da abertura da Copa do Mundo, o complexo da Torre de TV de Brasília foi reinaugurado neste sábado (07/06).

Além da reforma da torre, incluindo a troca de elevadores e do mezanino, um dos principais pontos turísticos do DF recebeu novos elevadores para pessoas com deficiência e escadarias de acesso à Feira da Torre.

A Fonte Fuminosa voltará a funcionar, com apresentações diárias, em três horários. O cenário fica completo com a implantação do jardim desenhado pelo paisagista Burle Marx.



Projetada por Lucio Costa, a Torre de TV tem 47 anos de historia, mas esta é a primeira grande restauração do local - o que exigiu a retirada de artesãos e de feirantes das marquises, ocupadas por eles desde os primeiros anos do monumento. A intervenção custou R$ 12 milhões.

O mezanino da edificação passou por reformas e agora conta com o Café da Agricultura Familiar, no qual são vendidos itens de pequenos produtores do DF. O bistrô, que tem vista panorâmica da Esplanada dos Ministérios, funcionará de terça a domingo, entre 13h e 19h. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Turismo e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater).

O mirante tem ainda uma área de exposições, cuja mostra de estreia é uma homenagem aos 48 anos da Feira dos Estados. Além das fotografias históricas, a memória de quase 50 anos de Festa dos Estados é contada por meio das páginas do Correio Braziliense, que cobriu todas as edições do evento. Por isso, totens das edições do diário, separadas por décadas, fazem parte da mostra.

Toda a cúpula de governo esteve presente da cerimônia de inauguração do complexo. O governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), disse que o atrativo amplia o potencial turístico do DF. "Esse é um dos nossos principais monumentos. Cuidar dele é cuidar da nossa economia. Por isso, é tão importante recuperar o patrimônio", afirmou.

Assista à reportagem da TV Brasília

CONTINUE LENDO SOBRE