Cidades

Manifestações em Brasília marcam dia de abertura da Copa do Mundo

Protesto em Taguatinga causou tumulto no trânsito e detenções de manifestantes

postado em 12/06/2014 20:03

Passeata tenta impedir o trânsito em Taguatinga
Manifestantes causaram tumultos nesta quinta-feira (12) em Brasília. No início da tarde, um grupo se reuniu em frente à Praça do Relógio, com faixas e cartazes que pediam um investimento maior do dinheiro público em áreas como saúde, educação e segurança. O protesto gerou confusão ao furar um bloqueio da Polícia Militar e complicou o trânsito no Pistão Norte.

O manifesto, que foi organizado por integrantes do Comitê Popular da Copa, seguiu em direção ao Fan Fest. A PM informou que os participantes não poderiam passar da quadra C1 (a 300 metros da Praça do Relógio), onde uma tropa de choque e a cavalaria foram posicionadas para evitar a passagem dos manifestantes ao Taguaparque. O trânsito ficou totalmente congestionado no Pistão Norte e alguns motoristas subiram nos canteiros.

Homem é detido pela polícia durante protesto
Quando tentaram furar o bloqueio, a um quilômetro do FanFest, os manifestantes foram impedidos pela polícia. Um deles foi preso por desacato após agredir um policial. A PM utilizou spray de pimenta para conter os participantes, que acabaram caindo durante o tumulto. O grupo retornou à Praça do Relógio e tentou pular as catracas do metrô, mas a PM agiu rápido e evitou a ação. Após um momento de confusão, os manifestantes compraram os bilhetes e seguiram. De acordo com a PM, 90 pessoas participam do protesto, mas os organizadores estimam 200 participantes. Até o fim do conflito, duas pessoas foram presas em Taguatinga.

Algumas pessoas pulam as catracas de acesso ao Metrô
Outro protesto na Rodoviária do Plano Piloto, no centro da capital, envolveu um grupo de sindicalistas ligados à Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativo em Instituição de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra). Os manifestantes fizeram um ato por melhoria na educação. O grupo se reuniu no fim do expediente dos orgãos públicos, que funcionaram até 12h, para que os funcionários pudessem assitir ao jogo de abertura entre Brasil e Croácia. A manifestação foi pacífica, sem conflitos com policiais.

Com informações de Saulo Araújo

Assista à reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação