Manifestantes causaram tumultos nesta quinta-feira (12) em Brasília. No início da tarde, um grupo se reuniu em frente à Praça do Relógio, com faixas e cartazes que pediam um investimento maior do dinheiro público em áreas como saúde, educação e segurança. O protesto gerou confusão ao furar um bloqueio da Polícia Militar e complicou o trânsito no Pistão Norte.
O manifesto, que foi organizado por integrantes do Comitê Popular da Copa, seguiu em direção ao Fan Fest. A PM informou que os participantes não poderiam passar da quadra C1 (a 300 metros da Praça do Relógio), onde uma tropa de choque e a cavalaria foram posicionadas para evitar a passagem dos manifestantes ao Taguaparque. O trânsito ficou totalmente congestionado no Pistão Norte e alguns motoristas subiram nos canteiros.
Quando tentaram furar o bloqueio, a um quilômetro do FanFest, os manifestantes foram impedidos pela polícia. Um deles foi preso por desacato após agredir um policial. A PM utilizou spray de pimenta para conter os participantes, que acabaram caindo durante o tumulto. O grupo retornou à Praça do Relógio e tentou pular as catracas do metrô, mas a PM agiu rápido e evitou a ação. Após um momento de confusão, os manifestantes compraram os bilhetes e seguiram. De acordo com a PM, 90 pessoas participam do protesto, mas os organizadores estimam 200 participantes. Até o fim do conflito, duas pessoas foram presas em Taguatinga.
Outro protesto na Rodoviária do Plano Piloto, no centro da capital, envolveu um grupo de sindicalistas ligados à Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativo em Instituição de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra). Os manifestantes fizeram um ato por melhoria na educação. O grupo se reuniu no fim do expediente dos orgãos públicos, que funcionaram até 12h, para que os funcionários pudessem assitir ao jogo de abertura entre Brasil e Croácia. A manifestação foi pacífica, sem conflitos com policiais.
Com informações de Saulo Araújo
Assista à reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]