Cidades

Partidos políticos do DF decidem os candidatos nas próximas duas semanas

De acordo com o TRE, as convenções partidárias devem ser realizadas até 30 de junho

postado em 13/06/2014 17:55
Desde a última terça-feira e por mais duas semanas, até segunda-feira (30/6), todos os partidos políticos deverão realizar suas convenções partidárias para a escolha dos candidatos para as eleições de outubro. Diferentemente do pleito de 2010, este ano a cota de vagas destinadas a mulheres deverá ser, obrigatoriamente, preenchida à proporção do número de candidatos do sexo masculino. Na quinta-feira (12/6), o presidente e o corregedor do TRE-DF, desembargadores Romão Cícero de Oliveira e Cruz Macedo, respectivamente, palestraram sobre o assunto e outras questões sobre as eleições, em reunião com os representantes partidários, na sede do órgão.

No caso da disputa proporcional, cada partido poderá indicar até 16 candidatos à Câmara dos Deputados. Como em todas as legendas políticas ainda existe prevalência de homens, 11 vagas deverão ser do sexo masculino, enquanto outros cinco devem ser reservados às mulheres. Para a Câmara Legislativa, cada partido poderá indicar até 33 representantes do sexo da maioria e 15 da minoria, num total de 48 candidatos. Caso o partido se coligue a outro, os números máximos de candidaturas para as câmaras federal e distrital passam a ser de 24 e 72, respectivamente.



Após as convenções, caberá aos partidos encaminhar, até as 19h de 5 de julho, o pedido de registro dos candidatos para as eleições. No DF, do total de cerca de 1,1 mil candidaturas registradas em 2010, pelo menos 100 foram indeferidas. Entre os requisitos para participar, o candidato deve ser brasileiro, estar em pleno exercício de seus direitos políticos, estar quite com a Justiça Eleitoral, ser filiado a um partido político há, pelo menos, um ano, e ser escolhido na convenção partidária.

;A fiscalização eleitoral é para evitar que os direitos de um candidato esbarrem no de outro, por isso esperamos que os partidos ajam conforme o figurino, atendendo os prazos, seguindo as normas e respeitando a jurisprudência;, destacou Oliveira. Este ano, serão 21 juízes eleitorais que atuarão em cada uma das zonas eleitorais. Outros três juízes cuidarão especificamente de processos relacionados a propaganda eleitoral, permitida a partir de 6 de julho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação