Cidades

Turistas do país se surpreendem com arquitetura e organização da capital

A maioria cumpre roteiros na área central da cidade, com preferência para a Esplanada dos Ministérios

Ricardo Daehn
postado em 15/06/2014 07:05
A maioria cumpre roteiros na área central da cidade, com preferência para a Esplanada dos Ministérios

A Copa do Mundo também serve para (re)apresentar Brasília a muitos brasileiros. Pela segunda vez na capital, a servidora pública Sílvia Doneli, 42 anos, aproveita a passagem para turismo e para estreitar laços de família. Ela chegou de São José do Rio Preto, na madrugada do sábado, depois de nove horas dentro da van fretada e abarrotada de 11 pessoas, entre parentes e ;agregados;. Logo de cara, a Catedral capitaneou o circuito da cidade à la cartão-postal. O clima de Copa trouxe outra visão para Sílvia, que inaugurou o contato com a capital no auge das manifestações do ano passado. ;Desta vez, quase chorei quando vi o Congresso. Passar pela cidade me deixou desiludida, mas com esperanças;, comentou.

[SAIBAMAIS]Também na expectativa de ver a disputa entre Suíça e Equador, a administradora Cláudia Quintiliano, 44 anos, e o empresário Orlando Quintiliano, 51 anos, do mesmo grupo de Sílvia, confirmaram o entusiasmo com a aura de Brasília. ;Pela tevê, a imagem é modificada. Aqui, a gente sente o espírito de nacionalidade;, comentou. Ao lado dos visitantes, o engenheiro civil Christian, 19, atentou para a surpresa, com ;os poucos lugares para estacionamento e as placas de orientação;.

;Moço, a cidade é bonita. Nunca pensei em estar aqui: realizei um sonho que nem imaginava ter;, disse o estudante da 7; série Lucas da Costa, 16 anos. Em plenas férias escolares e há cinco dias na cidade, o baiano de Macarauí cumpria a intensa grade de programação montada pelo padrasto, Aílton, conferente de medicamentos. As escalas, convencionais, incluíram a Praça dos Três Poderes, a Ermida Dom Bosco e a Catedral. Se a primeira vez na capital no ritmo de Copa não incluía o Estádio Nacional ;;Só vi por fora, mas achei bonito e especial;, disse ;, a certeza vinha das descobertas à frente, com os atrativos do Memorial JK. ;Só entrando para ver; nem imagino como seja. Quando a gente vem ver, é mais bonito do que na tevê;, avaliou.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação