Gláucia Chaves
postado em 15/06/2014 07:10
O chamariz da Copa do Mundo, obviamente, são os jogos. Os estrangeiros, contudo, são mais do que apenas torcedores: são turistas. Por isso, é natural que eles queiram dar uma voltinha para conhecer a capital do país sede do campeonato. No sábado de sol, equatorianos e suíços, torcedores das duas seleções que fazem o primeiro jogo do Mundial em Brasília, marcado para as 13h de hoje, curtiram a cidade. Apesar de adversários, dividiram os espaços verdes e os pontos turísticos de forma harmoniosa. Todos elogiavam a amplitude da capital planejada por Lucio Costa e os prédios assinados por Oscar Niemeyer. Também ficaram impressionados com a segurança na área central do Plano Piloto.
Urs Müller, 46 anos e a mulher, Mara Hort, 53 anos, chegaram na tarde de sexta-feira. Mara é brasileira, nascida em Taubaté, interior de São Paulo, mas mora na Suíça há 25 anos. Urs é suíço e conheceu a mulher na terra natal dele. Urs conta que já visitou o Brasil várias vezes, mas sempre teve curiosidade de conhecer a capital. ;Eu me impressionei com as ruas largas e com as grandes avenidas;, descreve. Assim que desembarcaram, os dois puderam ver um pouco da cidade, ainda que de dentro do táxi. ;Passamos pela frente do Pontão, mas não descemos, porque estava escurecendo;, completa Mara.
O casal aproveitou a manhã de ontem para conhecer Brasília a pé. Além de andar pela Esplanada e pelo Congresso, Urs e Mara tiraram fotos em frente à Catedral. ;Achei essa igreja uma obra de arte;, analisa o suíço. A diferença de clima e temperatura dos dois países também chamou a atenção do estrangeiro. Mesmo no verão, ele diz que o calor da Suíça não se compara ao do Brasil. ;Aqui é bem quente e seco para mim. Nunca tinha passado por isso;, compara.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .