postado em 15/06/2014 07:35
Dez horas da manhã de domingo 29 de junho de 1958. O Brasília Palace Hotel seria inaugurado no dia seguinte. À frente de um painel de Athos Bulcão, o presidente Juscelino Kubitschek reúne-se com a mulher, as duas filhas, auxiliares diretos e jornalistas para ouvir a transmissão, pela Rádio Nacional, do jogo Brasil x Suécia, a dona da casa. A derrota de 1950 ainda sangrava na alma brasileira, mas o Brasil construía outras vitórias.
No dia anterior, 28, JK e comitiva chegavam a Brasília para inaugurar as primeiras obras da nova capital ; a começar pela Igrejinha. Naqueles dias, seriam inaugurados o Palácio da Alvorada, a BR-060 (ligando a cidade a Goiânia), o Brasília Palace Hotel e a Avenida das Nações. Depois da bênção da capela, Juscelino testemunhou o casamento de Maria Regina Uchôa Pinheiro, filha do presidente da Novacap, Israel Pinheiro, com Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz, primo distante de Assis Chateaubriand, fundador dos Diários Associados. Para os sucessivos eventos inaugurais, a Presidência da República convidou jornalistas cariocas ; vieram todos num avião DC 3 da FAB.
Na manhã de domingo, alguém providenciou um rádio transistor (revolução eletrônica da década de 1950) e esticou a antena ao seu limite. Aos poucos, foram chegando os jornalistas, dona Sarah, Márcia e Maria Estela, o presidente de da República, e alguns auxiliares. Servem-se café para JK e água para dona Sarah. Um fotógrafo, cujo nome se perdeu no tempo, registrou o momento em que o grupo festeja um dos cinco gols ; qual seria, ninguém se lembra.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .