Cidades

Copa do Mundo faz atendimento a turistas bater recorde em Brasília

Nos centros coordenados pela Secretaria de Turismo, 4,5 mil receberam informações apenas no primeiro fim de semana do Mundial

postado em 16/06/2014 16:06
CAT do aeroporto é o mais procurado pelos turistas
Somente no primeiro fim de semana da Copa do Mundo do Brasil, os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) da capital do país atenderam mais pessoas do que a média mensal: em apenas dois dias, 4,5 mil turistas receberam informações. Normalmente, os CATs registram 3 mil atendimentos por mês.

Os números superaram as expectativas da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, responsável pelos espaços. Entre os visitantes, foram contabilizados mais de 30 países de origem, como França, Chile, Argentina, Canadá, Espanha, Japão, Noruega, Israel, Cuba e Índia.


O CAT de maior movimento é o do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Há outros seis centros espalhados pelo DF, além de 13 postos extras. Os funcionários são capazes de atender em inglês, espanhol, francês e japonês.

Para reforçar o acolhimento dos visitantes - feito geralmente por 36 funcionários -, a secretaria selecionou mais 120 estudantes de turismo, que, ao fim da Copa, receberão um certificado da Unesco pelo trabalho remunerado com uma bolsa mensal de R$ 500. Todos passaram por treinamento específico.

Existem CATs no aeroporto, na rodoviária interestadual, nos setores hoteleiro norte e sul, na Torre de TV e na Praça dos Três Poderes. Os postos extras para a Copa estão nos seguintes pontos: Parque da Cidade, Catedral, Feira da Torre de TV, Rodoviária do Plano Piloto, próximo à Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, Pontão do Lago Sul, Museu Nacional, Planetário, Praça do Relógio de Taguatinga, Brasília Shopping, Shopping Pátio Brasil e Conjunto Nacional.

O atendimento nos CATs e nos postos extras é diário, de 9h às 18h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação