Cidades

Mesmo sem jogo em Brasília, estrangeiros animam o Taguaparque

Australianos, chilenos, colombianos, argentinos: os turistas fizeram a festa com os brasileiros na arena montada para ser palco da integração entre os torcedores

postado em 18/06/2014 17:24
Todos os jogos da Copa são transmitidos em um grande telão
Mesmo sem jogo em Brasília e nem mesmo a Seleção brasileira entrando em campo nesta quarta-feira (18/6), a festa continuou animada na arena do Taguaparque, local onde todos os jogos da Copa do Mundo são transmitidos. Muitos estrangeiros marcaram presença. Difícil era algum brasileiro passar entre os gringos e não pedir para tirar uma foto para guardar de lembrança. Entre os visitantes: colombianos, australianos, chilenos, costa-riquenhos, holandeses e argentinos.

Com uma réplica da taça de campeão do mundo em mãos, um grupo de colombianos deixou muitos estrangeiros com inveja no Taguaparque. O resultado? Tiveram que emprestar o objeto para muita gente. Até os argentinos pediram para fazer uma foto com a taça dos colombianos. Com bom-humor e espírito esportivo, os irmãos Luber Gil, 31 anos, e Fernando Gil, 29, deixaram os torcedores das seleções rivais tirarem uma casquinha do troféu, mas fizeram questão de demonstrar carinho especial aos brasileiros. "A Colômbia invadiu o Brasil. E vocês nos deixam encantados. Somos muito bem tratados aqui", disse Luber. Acompanhados do pai, eles já passaram por Belo Horizonte e pelo Rio de Janeiro durante os primeiros dias do Mundial.

Réplica da taça do Mundial vira atração do dia em Taguatinga
A festa começou com o primeiro jogo do dia, entre Holanda e Austrália. Os amigos Elise Sumner, 23 anos, Laura Gray, 26, e Sam Gray, 20, acompanharam os 90 minutos com tensão. Ficaram decepcionados com o resultado, mas seguem confiantes na seleção australiana. Os três alugaram um apartamento em Brasília e aproveitaram a festa para comemorar o aniversário da Laura, nesta quarta-feira. Apesar de acharem o idioma português difícil, Sam se esforçou e aprendeu algumas palavras. No final da entrevista, disse que "quer ver mais gols" da Austrália na Copa.

Durante a segunda partida do dia, entre Chile e Espanha, quem se destacou foi a chilena Daniela Salazan, 21 anos. Com flores e uma tiara na cabeça, gritava o nome do país dizendo ter certeza de que ele será campeão. "Eu deveria estar na faculdade a essa hora. Mas estou no Brasil aqui curtindo", brincou a estudante de enfermagem. Esta é a primeira vez de Daniela no Brasil. Aproveitou a estadia na capital para visitar pontos turísticos, como a Catedral. "A cidade é muito organizada e limpa. Estou adorando e já encontrei vários chilenos aqui", contou.

Chilenos fizeram a festa após a vitória contra a Espanha
O casal de namorados Ana Maria Chaves, 28 anos, e Andres Perez, 29, chegou a Brasília na noite de terça-feira (17/6). A capital foi a única cidade-sede da Copa do Mundo escolhida pelos colombianos para passar alguns dias do Mundial. É a primeira vez dela no Brasil, ao contrário de Andres, que já esteve em Curitiba e em São Paulo. Os dois optaram por assistir aos jogos no Taguaparque, mas reclamaram da distância da arena com o centro da capital. "É difícil de chegar aqui para quem não conhece. Os brasileiros ajudam muito, mas nos perdemos", disse Ana Maria. Nesta quinta (19/6), o casal vai assistir Colômbia e Costa do Marfim no Estádio Nacional.

Colombianos marcaram presença
SERVIÇO

A Fifa Fan Fest transmitirá todos os jogos da Copa. Os portões do espaço montado no Taquaparque são abertos sempre às 11h. A entrada é gratuita. Veja os detalhes.

Segurança
A segurança do evento é feita por cerca de 1,4 mil integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran.

Acesso
A orientação é utilizar o transporte público, a bicicleta ou seguir a pé até o Taquaparque. A estação do metrô da Praça do Relógio fica a 2 km do evento. Os visitantes também podem optar pelo táxi, com ponto de embarque e desembarque a 400 metros da entrada do evento. Bicicletários gratuitos também estão disponíveis.

É proibido a entrada com latas, copos, garrafas e isopores; fogos de artifício, armas, sprays, aerossóis, artefatos explosivos e de raio laser, carrinhos de bebê, bolsas e mochilas com mais de 40 cm, malas, pastas, filmadoras e câmeras com lentes maiores que 15 cm e animais.

Blitzes
Haverá blitzes com operação bafômetro nos arredores do evento. O Detran também fará fiscalização para evitar estacionamentos irregulares nas quadras próximas, fora dos bolsões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação