Cidades

Ao lado da Catedral, jovens fiéis montam tapetes para o Corpus Christi

Mudança no local ocorre pela segunda vez. Decisão foi tomada pela Igreja, por receio de problemas no trânsito e manifestações

postado em 19/06/2014 08:25

Jovens de vários movimentos chegaram às 6h para montar os tapetes
Cerca de 200 jovens já se reúnem para a montagem dos tradicionais tapetes de Corpus Christi nesta quinta-feira (19/6), em Brasília. Pela segunda vez na história da cidade, a confecção dos tapetes não ocorre no gramado da Esplanada dos Ministérios, mas, sim, no estacionamento da Cúria Metropolitana, ao lado da Catedral, que foi isolado para carros.

O padre Wesley Macedo, porta-voz da Arquidiocese de Brasília, diz que a decisão de alterar o local foi da própria Igreja local, que temia o trânsito e, principalmente, as manifestações. "Foi uma questão de prudência", reforça ele, negando qualquer interferência do governo do Distrito Federal e da própria Fifa, como se cogitou.

[SAIBAMAIS]Às 13h, o Estádio Nacional Mané Garrincha recebe o segundo dos sete jogos que sediará na Copa do Mundo 2014: a Colômbia enfrentará a Costa do Marfim, pela segunda rodada do Grupo C nesta primeira fase do Mundial.



Como nos outros anos, a missa presidida pelo arcebispo, dom Sérgio da Rocha, será ao ar livre, às 17h. "Só não sabemos ainda como será a procissão", pondera padre Wesley.

Às 6h desta quinta, conta o sacerdote, jovens de vários movimentos da Igreja e de diversas partes do DF começaram a chegar com serragem, pó de café, tinta e sal. "Onde tem jovem, não importa o lugar, têm animação e celulares. Desde cedo, as postagens nas redes sociais estão a mil", acrescenta o porta-voz da arquidiocese.

Em 2010, quando Brasília foi palco do Congresso Eucarístico Nacional, os tapetes de Corpus Christi também não foram confeccionados na Esplanada. Corpus Christi é a grande celebração da Eucaristia, que, para os católicos, é o corpo e sangue de Jesus Cristo.

Este ano, Corpus Christi não ocorre no gramado da Esplanada

Veja a reportagem da TV Brasília:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação