Cidades

Pacientes aguardam mais de 12 horas por atendimento no HRAN

Algumas pessoas que estão na fila dizem que os estrangeiros estão tendo atendimento preferencial

postado em 19/06/2014 22:19
Pacientes estão reclamando da longa espera atendimento no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Ao Correio, algumas pessoas relataram que estão esperando desde às 8h desta quinta-feira (19/6). Segundo a recepcionista Maria da Glória Soares Peixoto, 57 anos, o hospital está priorizando o atendimento aos estrangeiros. Ela aguarda atendimento desde às 14h. ;A saúde está um caos, mas ficam mostrando propagandas bonitinhas. A gente não aguenta mais;, reclamou ela, que está com dor de cabeça e no corpo desde sábado (14/6).

A Secretaria de Saúde do DF confirmou por meio da assessoria de imprensa que o atendimento está lento, mas afirmou que não existem pacientes com classificação de risco aguardando. Neste momento, de acordo com a pasta, só esperam pelo atendimento pacientes com pulseira azul e verde, que não têm urgência de atendimento. A secretaria explicou ainda que o motivo da lentidão foi a falta de dois médicos escalados para o plantão vespertino. Sobre a prioridade a estrangeiros, a pasta explicou que, assim como é feito com brasileiros, é preciso passar pela classificação de risco e, se o estado de saúde for crítico, o atendimento é mais rápido. No entanto, após o jogo dois colombianos foram encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que fica no estádio para o HRAN e precisaram ser atendidos na frente de outros pacientes pois receberam as pulseiras de cor vermelha e laranja, e precisavam de atendimento imediato.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação