postado em 21/06/2014 07:00
[VIDEO1]A Seleção Brasileira joga em Brasília, nesta segunda-feira (23/6), pela última partida da primeira fase da Copa do Mundo. Como ocorre sempre quando há jogos na cidade, o trânsito sofre alterações nas imediações do Estádio Nacional Mané Garrincha. Para isso, sete vias serão bloqueadas e carros particulares ficarão proibidos de circular em um raio de 3km ao redor da arena. Além disso, os ônibus que passam pela região terão o trajeto alterado e somente as linhas específicas para o transporte poderão circular pela N1, no Eixo Monumental. Assim, o acesso aos portões de entrada do Mané Garrincha deve ser feito a pé ou por meio do transporte público.
A interdição das vias - a chamada área de restrição comercial, estabelecida pela Fifa - dura das 7h às 18h, na segunda-feira. No entanto, a partir da meia-noite, os coletivos já alteram as rotas, pois somente duas linhas, 108.6 e 109.7, estão autorizadas a circular na região. Os ônibus rodam, em corredor exclusivo, no lado norte do Eixo Monumental.
A S1, por sua vez, tem tráfego livre em quatro das seis faixas. As duas pistas da esquerda atendem aos ônibus que passarem pelo local. Os caminhos secundários também sofrem restrição em dia de jogo. A N2, por exemplo, é interrompida da W5/W4 Norte até à Via Contorno do Estádio. Por fim, a S2 fica interditada do trecho entre a S1 e a W5 Sul.
Estacionamentos
Três grandes regiões ao redor do perímetro servirão como bolsões de estacionamento para os torcedores que vierem de carro até às proximidades do evento. As 10 mil vagas do Parque da Cidade atendem aos torcedores que optarem pela vinda até às barreiras de interdição em veículo particular. Coletivos da TCB circulam dentro do parque para levar as pessoas de onde deixaram os carros até à parada final, no Quiosque do Atleta.
Há pontos de estacionamento também na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto e na Rodoferroviária. Destes bolsões até à arena, o DFTrans oferece oito itinerários específicos para atender à demanda da partida, quatro destes sem cobrança de tarifa. Essas linhas funcionam das 9h às 18h. Os coletivos que vêm de outras cidades do DF para Brasília também circulam em maior quantidade na segunda-feira.
Uma boa alternativa para evitar os congestionamentos antes da partida é ir para o Mané Garrincha de metrô. A operação começa às 7h e, das 9h às 13h, os 24 trens da companhia circulam. Durante as duas horas de jogo, a quantidade de composições se reduz a 16 e, nas três horas seguintes ao fim da partida, o sistema volta a funcionar com a capacidade máxima. Para atender à demanda da volta para casa, tanto do estádio quanto da festa no Taguaparque, o Metrô funciona até as 22h para desembarque, em todas as estações. A exceção é o terminal Praça do Relógio, em Taguatinga, onde o embarque é permitido até esse horário.
Os torcendores com mobilidade reduzida terão transporte exclusivo do estacionamento entre a W4 e a W5 Norte, próximo ao Colégio Militar de Brasília, até à entrada da arena, a cada 15 minutos. Um ônibus adaptado, com tarifa gratuita, fará o trajeto até o perímetro de segurança da Fifa.