Cidades

Visitantes lotam pontos turísticos de Brasília às vésperas do jogo no Mané

Torre de TV e Catedral estão entre as paradas preferidas

postado em 22/06/2014 19:11
Turistas fazem fila para subir no mirante da Torre de TV

Com a chegada de mais um jogo na capital, a movimentação dos turistas fica ainda mais intensa. Na véspera do jogo da Seleção Brasileira contra Camarões, além da chegada dos jogadores, também desembarcaram na cidade turistas de todos os lugares, desde outros estados do Brasil até estrangeiros de passagem pela capital federal. Enquanto aguardam a disputa de seus times, colombianos, equatorianos, americanos, ingleses e muitos brasileiros aproveitaram para conhecer pontos turísticos de Brasília.

Espalhados por meio de ônibus, munidos de mapas e guias turísticos ou acompanhados de amigos e familiares, os turistas se concentraram nos monumentos do Eixo Monumental e da Esplanada dos Ministérios, ofuscando, por exemplo, cenários como a Ponte JK. Os lugares mais movimentados e com o maior fluxo de visitação foram a Catedral, marco da arquitetura da cidade, e a Torre de TV, reinaugurada recentemente. A abertura pós reforma foi motivo de visita até mesmo de brasilienses, que se juntaram aos turistas para explorar um pouco mais a cidade.

Turistas Ana Flávia, com os pais, o sobrinho e a filha, na Torre de TV.

A professora Ana Flávia, por exemplo, aproveitou a vinda dos pais de Fortaleza para levar a filha e o sobrinho novamente à Torre. "Moro em Brasília há 17 anos, e já conhecia o local, mas não tive oportunidade de vir depois da reforma. O movimento dos turistas está muito intenso, então pretendo levá-los para outros passeios durante a semana, que vai ser mais tranquilo", afirma a professora, que já contava 20 minutos na fila de espera para subir ao mirante da Torre de TV. "Acho que ainda vamos ficar aqui pelo menos mais uns 10 minutos", previa.

A fila estava extensa e, apesar do fluxo contínuo para a subida, continuava crescendo. De acordo com José Carlos Silva de Arantes, assistente administrativo da Secretaria de Turismo, durante a semana o movimento alterna entre 2,5 mil a 3 mil pessoas. "No final de semana sempre aumenta o número de visitantes, chegando até 4 mil pessoas", afirma. Também na espera da fila, Inês Pereira, de Santa Catarina, aguardava com a família. "Estamos aqui há apenas uns 10 minutos, mas acredito que ainda vamos esperar meia hora para chegar lá em cima. Espero que valha a pena", confessa. Acompanhada do marido, da irmã e do cunhado, Inês diz que a presença de turistas na capital é bem forte. A família, que começou a visita aos pontos turísticos pela Torre, espera poder visitar outros monumentos antes do jogo de amanhã, que verão no estádio. "Vamos embora na terça-feira, então pretendemos visitar outros lugares ainda hoje", reforça.



Quem não perdeu tempo para visitar o mirante foi a estudante Camille Maria Oliveira, de Aracaju. Junto com o noivo, Danilo, Camille mal chegou em Brasília e foi direto para a Torre de TV. "Chegamos hoje de manhã, por volta de umas 9h. Fomos do aeroporto para o hotel deixar as bagagens e viemos para cá porque é pertinho", conta. A amiga Jaque, que mora em Brasília, vai assumir o tour do casal pela capital. A ideia do grupo é dar uma volta pela Esplanada durante a tarde. "Não esperamos muito na fila, apenas uns 10 minutos, então temos bastante tempo", disse a amiga enquanto corria para pegar o elevador que leva ao mirante.

Sem fila, mas com movimento
A dimensão aberta dos monumentos da capital favorece a movimentação intensa sem grandes filas. Nas visitas à Catedral, Museu Nacional, Congresso e Praça dos Três Poderes, turistas circulavam sem grandes dificuldades e se amontoavam para tirar fotos com os prédios que representam a cidade ao fundo. Os colombianos, que tomaram conta da capital desde o jogo contra a Costa do Marfim, na última quinta-feira, aproveitaram o final de semana para conhecer os pontos turísticos. Em grupos e acompanhados de turistas de outras nacionalidades, eles lotavam ônibus que circulavam pela Esplanada dos Ministérios.

O Congresso Nacional, já chama a atenção dos estrangeiros por conta própria, mas muitos se encaminhavam para o guia interno pelo Senado e pela Câmara. A colombiana Lucia Murcia era uma das muitas colombianas que se espalhavam pelo gramado em frente ao Congresso rumo ao passeio, e está encantada com a capital federal. "Tudo é muito organizado e o verde presente em toda a cidade deixa tudo ainda mais bonito", afirma.

Turistas ingleses Tania, Douglas e Sara Carlile no Museu da República na Esplanada dos Ministérios.

O Museu Nacional tinha um movimento tímido durante a manhã, mas que foi aumentando conforme a tarde ia se aproximando. Animada para conhecer melhor Brasília, uma família de ingleses calculou os horários da conexão entre voos para poder andar pela cidade por algumas horas. "Viemos de Salvador e vamos para Belo Horizonte, mas ficaremos o dia todo aqui", explica Tanya Carlile, acompanhada do marido e da filha, Douglas e Sara. "Nossa ideia é dar uma volta nessa região (Esplanada dos Ministérios) e depois ir comprar alguns souvenirs na Torre de TV", afirma Douglas. A família vai passar o dia seguindo um mapa para determinar as paradas turísticas antes de embarcar no voo para a capital mineira. O único arrependimento foi não ter entrado na Catedral, onde começaram a excursão. "A missa ainda estava em andamento, então tivemos que esperar atrás de uma marcação, não pudemos ir lá dentro", lamenta Tanya.

As missas que ocorreram durante a manhã não impediram os turistas de visitar, mesmo que rapidamente, a Catedral de Oscar Niemeyer. Inúmeros ônibus repletos de turistas não paravam de chegar ao local. Gelder Guimarães, coordenador de vendas da Amanco, acompanhava um grupo de 70 pessoas de diversos estados brasileiros. "A cidade está bem cheia. Começamos as visitas no Memorial JK e viemos para cá, mas já haviam nos avisado que essa movimentação é comum aos domingos", conta. Já o empresário Rodinei Paulo Gonçalves Estadulio, do Mato Grosso do Sul, chegou mais cedo à Catedral e evitou o fluxo intenso. "Vou fazer um tour pelos outros pontos turísticos, mas não espero ficar em muitas filas", especula. A estratégia usada nos passeios será adotada pelo empresário para assistir o jogo no estádio também. "Vou chegar bem cedo para não pegar uma fila muito grande", afirma.

E não são apenas colombianos, equatorianos e ingleses que estão na capital. Americanos também faziam parte dos grupos que visitavam a cidade nos ônibus turísticos. Uns com camisas da Seleção Americana e outros com blusas de outros países, como Portugal. Brasileiro radicado na Califórnia, nos Estados Unidos, Paulo Nunes trouxe a esposa, Lisa, e o filho, Trevor, para conhecer um pouco do seu país natal. "Estamos aqui há três dias e, por enquanto está tudo tranquilo", garante. O segredo para enfrentar um domingo com movimentação intensa na capital, está, segundo Paulo, exatamente na tranquilidade. "A gente sabe que tem muito turista em Brasília, então enfrentamos o tour com pensamento positivo e muita paciência", ensina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação