postado em 30/06/2014 11:57
Ao menos 30 manifestantes se reúnem na Rodoviária do Plano Piloto, nesta segunda-feira (30/6), dia do jogo entre França e Nigéria no Estádio Nacional Mané Garrincha. Eles pedem por tarifa zero no transporte público. Na ocasião, o grupo participou de uma aula sobre modelos do passe livre para o Distrito Federal. Após a reunião o grupo pintou o rosto e dançou quadrilha na rodoviária. O ato foi organizado pelo Movimento Passe Livre (MPL) e pelo Comitê Popular da Copa.
O MPL sugere um modelo de transporte público gratuito com três eixos de atuação. O primeiro seria a gestão pública do transporte em que trabalhadores definam as políticas do setor para a cidade.
A segunda seguere que um empresa pública se responsabilize para executar as ações. Já a terceira, propõe o uso de recursos mistos: federais, distritais e impostos progressivos, como o IPTU. "Queremos chamar atenção para a pauta de tarifa zero. Os próprios governantes já disseram ser possível, falta vontade política para executá-la", disse um dos integrantes do Movimento Passe Livre Gustavo França.