postado em 10/07/2014 13:19
Funcionários terceirizados da limpeza do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) paralisaram as atividades. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, dos 180 empregados, 85 estão sem trabalhar, nesta quinta-feira (10/7), devido ao atraso no pagamento, tíquete-refeição e vale-transporte. Contudo, a assessoria de imprensa do HBDF informou que os serviços essenciais de limpeza não foram prejudicados.Segundo a secretaria, o dinheiro foi transferido no fim do mês de maio para a prestadora de serviço, que ainda não repassou para os funcionários. De acordo com a pasta, a empresa Juiz de Fora se comprometeu a pagar os empregados ainda hoje.
A empresa Juiz de Fora negou que o GDF tenha tranferido o dinheiro e contou ao Correio que o valor do mês de junho não foi repassado. Além disso, segundo o diretor da empresa Bruno Lawall, o contrato ainda não foi repactuado para manter a proporção dos ajustes salariais estabelecidos para 2014. "Recebemos os valores correspondentes a 2013 e temos que pagar nossos funcionários com as taxas de 2014. Temos o direito de atualizar o nosso contrato, e isso não foi feito desde janeiro", afirmou o diretor.
A Secretaria de Saúde explicou ao Correio que todo pagamento é realizado no fim do mês. A empresa deve entrar com um pedido para o repasse e o GDF tem até 30 dias para enviar o valor. Segundo a Secretaria, a empresa Juiz de Fora enviou o pedido do pagamento correspondente a junho em 7 de julho, ou seja, a secretaria ainda está dentro do prazo para enviar o repasse e pode enviar o dinheiro até 6 de agosto.
De acordo com Lawall, o atraso do pagamento foi de apenas três dias uteis. Segundo o diretor, o pedido de liberação de pagamento havia sido feito ontem, mas o banco pede 24 horas de processamento. Com isso, os funcionários receberam os salários hoje e receberão o tíquete-refeição e o vale-transporte amanhã.