Cidades

Condenação de Arruda e Jaqueline Roriz abre debate sobre Lei da Ficha Limpa

Advogados avaliam que eles estão aptos a concorrer, mas Ministério Público vai ajuizar ações para impedir a posse em caso de vitória nas urnas

Helena Mader
postado em 11/07/2014 06:00
Arruda:
A disputa ao Governo do DF deve acabar no Supremo Tribunal Federal (STF). Condenado em segunda instância na última quarta-feira, o ex-governador José Roberto Arruda (PR) já anunciou que vai continuar na corrida eleitoral. Mas o PSol impugnou ontem o registro do candidato do PR ao governo, e o Ministério Público Eleitoral também deve seguir o mesmo caminho. Para o procurador regional eleitoral do DF, Elton Ghersel, mesmo que consiga concorrer, Arruda ficará impedido de ser diplomado, em caso de vitória. A defesa do ex-governador rechaça essa tese e alega que, na data da entrega da documentação para registro, não havia nenhum impedimento legal para a candidatura. Como há diferentes interpretações para o momento em que se considera a inelegibilidade de um político, o debate deve enfrentar todas as instâncias do Judiciário.

A deputada federal Jaqueline Roriz (PMN) foi condenada no processo e enfrentará os mesmos obstáculos para disputar a reeleição. Com a apresentação da impugnação das candidaturas de Arruda e de Jaqueline protocolada ontem por Antônio Carlos de Andrade, o Toninho do PSol, e Aldemário Castro (PSol), que concorrem, respectivamente, ao governo e ao Senado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) terá de analisar o caso.



Arruda concedeu ontem uma entrevista coletiva para se defender do que considera ;um golpe; e reafirmou que vai manter sua candidatura ao Palácio do Buriti até o fim. ;São informações desencontradas sendo divulgadas. Eu sou candidato dentro do que estabelece a legislação eleitoral. Meu registro foi feito dentro do prazo estabelecido;, explicou. O ex-governador disse não concordar com a decisão da 2; Turma Cível do TJDFT, e garantiu que vai recorrer.

Ele voltou a atacar o PT e o atual governador, Agnelo Queiroz. Arruda apontou que foi vítima de ;uma armação dos petistas; no passado e garantiu estar pronto para enfrentar o rival. ;Não vou desistir. Quero ver se ele tem coragem de me enfrentar nas urnas;, desafiou. Depois da coletiva, falando a militantes, Arruda afirmou ;que não é frouxo; e que não vai se esconder. ;Primeiro, disseram que eu não teria coragem de ser candidato e sou. Depois, disseram que não iria ganhar. E vou;, assegurou.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique Assista à reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação