Isabela de Oliveira
postado em 13/07/2014 08:05
Quando surgiu, o budismo era uma de muitas escolas indianas cuja filosofia pregava que o caminho para a felicidade plena está dentro da própria pessoa. Os ensinamentos dessa religião, contudo, mostraram uma força universal e até hoje conquistam adeptos ao redor do mundo, tornando-se cada vez mais presente também no Ocidente. Líderes espirituais viajam o mundo todo disseminando os ensinamentos de buda, e Brasília receberá em breve uma dessas visitas. Entre os próximos dias 23 e 27, estará na capital federal Jigme Pema Wangchen, considerado a 12; reencarnação de Gyalwang Drukpa e autoridade máxima da linhagem tibetana Drukpa (leia Para saber mais).
Com o objetivo de preparar o espírito dos brasilienses para a chegada do mestre, o brasileiro Jigme Lhawang, primeiro lama ocidental da linhagem, conduz hoje, no Parque da Cidade, um evento gratuito no qual os presentes poderão conhecer melhor os ensinamentos de Gyalwang Drukpa e aprender o método budista para aliviar o estresse e a depressão: a prática da meditação.
;O estresse está vinculado ao que chamamos de síndrome do pensamento acelerado, que se apresenta principalmente nas pessoas muito agitadas. O oposto disso é a depressão. O meu trabalho é ajudar as pessoas a desenvolverem o equilíbrio emocional frente às demandas do dia a dia, permitindo que elas lidem melhor com os desafios da vida de forma aberta e consciente;, explica Jigme Lhawang.
Quem for hoje, às 9h, ao Estacionamento 10 do Parque da Cidade terá a chance de aprender técnicas de meditação que, segundo o lama brasileiro, têm o poder de fortalecer o organismo e protegê-lo contra doenças. ;Não há restrição de idade nem de religião. Essa meditação faz parte da nossa natureza. Quando estamos estressados, a nossa inteligência, mesmo sem intenção, nos faz suspirar. Essa técnica ;natural; permite que nossa mente se abra, descontraia e relaxe. Nosso físico está diretamente relacionado com nosso corpo energético e também com nossos estados mentais;, completa.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.