Cidades

Reunião de chefes de Estado em Brasília terá esquema especial de segurança

Na quarta-feira, os presidentes do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que estão reunidos hoje em Fortaleza, se reunirão no Itamaraty com os mandatários da América do Sul

postado em 15/07/2014 14:56
Depois da mobilização durante a Copa do Mundo, cerca de 8,5 mil agentes - sendo 4.459 das forças de segurança pública do Distrito Federal e aproximadamente 4 mil das Forças Armadas - trabalharão durante esta semana para garantir a segurança dos 19 chefes de Estado que chegarão em Brasília e suas delegações. Segundo o secretário de Segurança do Distro Federal, coronel Paulo Roberto de Oliveira, a última vez que houve mobilização para receber tantos chefes de Estado na cidade foi em 2005. Na ocasião, foi realizada a Cúpula América do Sul e Países Árabes, com nove presidentes sul-americanos e cinco chefes de Estado e de Governo árabes.

Os eventos desta semana começaram segunda-feira (14/7), com o encontro bilateral entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente russo Vladimir Putin. Amanhã, os presidentes do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que estão reunidos hoje em Fortaleza, se reunirão no Itamaraty com os presidentes da América do Sul. Na quinta-feira (17/7), acontece a Reunião de Cúpula Brasil-China-Quarteto da Celac-Países da América do Sul-México, que vai reunir os chefes de Estado e Governo de Antígua Barbuda, da Argentina, Bolívia, de Cuba, do Chile, da Colômbia, de Costa Rica, do Equador, da Guiana, do México, Paraguai, Peru, de Suriname, do Uruguai e da Venezuela.

Confira as mudanças no trânsito para esta quarta (16/7)

[VIDEO1]

Os chefes de Estado ficarão hospedados em hoteis ou nas Embaixadas de seus países. O comandante do Comando Militar do Planalto, general Racine Lima, informou que o Exército fará varredura, que é uma atividade de prevenção e combate ao terrorismo, por todos os locais e rotas que serão usados pelas autoridades para evitar qualquer perigo. ;Montaremos também próximo ao Palácio Itamaraty um posto de descontaminação, para defesa química, biológica, radiológica e nuclear;.



[SAIBAMAIS]Além disso, o general Racine Lima e o coronel Paulo Roberto de Oliveira terão, em seus centros de comando integrados, acesso a imagens em tempo real das operações. ;Contamos com as câmeras de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública que estão espalhadas por toda a cidade e as aeronaves de imageamento que estão sobrevoando os locais de interesse;, disse o general.

Com tantos chefes de Estado, a população terá incômodos no trânsito. Alguns deles, momentâneos, apenas para a passagem dos veículos de escolta e do comboio com as autoridades. Outros maiores, como o bloqueio para a entrada de veículos do trecho do Eixo Monumental entre a Catedral e o Ministério da Saúde desde as 10h30 até a saída dos chefes de Estado do Itamaraty, à tarde, depois do almoço. Quem trabalha nos ministérios poderá sair usando a via, mas só poderá retornar pelas vias paralelas alternativas. O trecho entre o Ministério da Saúde e o Palácio do Planalto estará bloqueado para entradas e saídas de veículos.

Na quarta-feira, os presidentes do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que estão reunidos hoje em Fortaleza, se reunirão no Itamaraty com os mandatários da América do Sul

No dia 17, um evento cultural em comemoração aos 40 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China levará à interdição, no horário de pico, da faixa da esquerda e da direita do Eixo Monumental entre o Estádio Nacional Mané Garrincha - onde os convidados estacionarão seus veículos - e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde acontece o evento. O secretário de Segurança do DF disse que será ;um dia crítico na questão da mobilidade; e pediu para a população evitar as faixas dos cantos, usando apenas as quatro faixas centrais da via.

Na quarta-feira, os presidentes do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que estão reunidos hoje em Fortaleza, se reunirão no Itamaraty com os mandatários da América do Sul

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação