A Polícia procura os oito menores que fugiram da Unidade de Internação de Santa Maria (Uism) na noite dessa sexta-feira (18/7). De acordo com o sargento Vargas Gomes, do 26; Batalhão da Polícia Militar, o monitoramento da área continua e o perímetro de buscas foi estendido.
O sargento afirma que helicópteros da PM fazem a varredura dos matagais e das chácaras que ficam nas proximidades da Uism e que a Polícia Civil já iniciou investigações para determinar para onde os menores podem ter se deslocado, como casas de familiares, por exemplo.
[SAIBAMAIS]O presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Socioeducativo (Sindsse), Cristiano Torres, acredita que fuga só foi possível pela falta de segurança na estrutura do módulo. ;Os dois agentes estavam no local, mas com a estrutura falha que temos, nem se fossem cinco poderia ter sido evitada a fuga;, afirma. Ele reclama que apesar de novas, as unidades são falhas e não têm policiamento.
Por meio de nota, a Secretaria da Criança informou que a fuga ocorreu no momento em que os adolescentes seriam encaminhados para o jantar. O agente da unidade que foi agredido recebeu os cuidados médicos necessários e voltou para casa no mesmo dia.
A Corregedoria da Secretaria também já foi acionada e está apurando a ocorrência de erros nos procedimentos de segurança adotados neste plantão. Em parceria com o Comando Geral da Polícia Militar, o policiamento nas proximidades de todas as unidades de internação do Distrito Federal está sendo reforçado.
A Unidade de Internação de Santa Maria foi inaugurada há quatro meses e é um dos novos centros do sistema socioeducativo. Foi a segunda a receber os interno do antigo Caje.
O objetivo das mudanças é atender as determinações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) - os adolescentes devem ser agrupados a partir de perfil, definido de acordo com faixa etária, sexo e tipo de ato infracional.
Informações preliminares indicavam que nove adolescentes conseguiram fugir. Após confirmação da Secretaria da Criança, este texto foi corrigo às 16h22 de 19/7.