Cidades

Agentes reclamam de falhas na segurança em novas unidades para menores

Polícia continua busca por oito jovens que escaparam de centro de internação em Santa Maria

Ailim Cabral
postado em 19/07/2014 10:58

A Polícia procura os oito menores que fugiram da Unidade de Internação de Santa Maria (Uism) na noite dessa sexta-feira (18/7). De acordo com o sargento Vargas Gomes, do 26; Batalhão da Polícia Militar, o monitoramento da área continua e o perímetro de buscas foi estendido.

Os internos escaparam da unidade inaugurada há poucos meses

O sargento afirma que helicópteros da PM fazem a varredura dos matagais e das chácaras que ficam nas proximidades da Uism e que a Polícia Civil já iniciou investigações para determinar para onde os menores podem ter se deslocado, como casas de familiares, por exemplo.

[SAIBAMAIS]O presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Socioeducativo (Sindsse), Cristiano Torres, acredita que fuga só foi possível pela falta de segurança na estrutura do módulo. ;Os dois agentes estavam no local, mas com a estrutura falha que temos, nem se fossem cinco poderia ter sido evitada a fuga;, afirma. Ele reclama que apesar de novas, as unidades são falhas e não têm policiamento.

Por meio de nota, a Secretaria da Criança informou que a fuga ocorreu no momento em que os adolescentes seriam encaminhados para o jantar. O agente da unidade que foi agredido recebeu os cuidados médicos necessários e voltou para casa no mesmo dia.

A Corregedoria da Secretaria também já foi acionada e está apurando a ocorrência de erros nos procedimentos de segurança adotados neste plantão. Em parceria com o Comando Geral da Polícia Militar, o policiamento nas proximidades de todas as unidades de internação do Distrito Federal está sendo reforçado.

A Unidade de Internação de Santa Maria foi inaugurada há quatro meses e é um dos novos centros do sistema socioeducativo. Foi a segunda a receber os interno do antigo Caje.

O objetivo das mudanças é atender as determinações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) - os adolescentes devem ser agrupados a partir de perfil, definido de acordo com faixa etária, sexo e tipo de ato infracional.

Informações preliminares indicavam que nove adolescentes conseguiram fugir. Após confirmação da Secretaria da Criança, este texto foi corrigo às 16h22 de 19/7.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação