Cidades

Plano de saúde coletivo aumenta 70%; ANS não estipula limite de reajuste

Levantamento do Idec mostra que o reajuste superou 70% em um ano

TV Brasília
postado em 23/07/2014 20:36
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostra que entre maio de 2013 e abril de 2014 houve aumento de 73% no valor dos planos de saúde empresariais. Segundo a pesquisa, a Agencia Nacional de Saúde (ANS) não determina um limite para os reajustes deste tipo de convênio. Este ajuste está ente os 10 maiores já registrados.



De acordo com o levantamento do Idec, em 91% dos casos os reajustes superaram o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é de 6,28% ao ano. Foram avaliadas 535 operadoras com planos coletivos, de no máximo, 30 usuários.

Para os planos de saúde individuais, a agência determina o reajuste máximo de 9.65% ao ano. Mas, segundo informações da pesquisa do Idec, foi registrado uma média de ajuste de 11%.

A ANS afirma que não limita os ajustes dos planos coletivos, pois as empresas que contratam o serviço negociam com as operadoras. A agência garante, ainda, que fiscaliza os arranjos dos planos empresariais e individuais, e aplica punições quando os reajustes são abusivos, quando não foram previstos em contrato ou quando os valores são divergentes e extremos.

Assista à reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação